63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
COLETA DE PAPEL RECICLÁVEL
Sérgio Gomes Ramos 1
Sônia Júlia Oliveira de Souza 2
1. Aluno IFG/Inhumas
2. Profa Ms. Orientadora depato. de areas academica IFG/Inhumas
INTRODUÇÃO:
A quantidade de lixo gerada no mundo tem sido grande e seu mau gerenciamento, além de provocar gastos financeiros significativos, pode provocar graves danos ao meio ambiente e comprometer a saúde e o bem-estar da população. Dentre as muitas opções técnicas desenvolvidas nos últimos anos, a coleta seletiva é uma alternativa econômica e viável para o gerenciamento de resíduos sólidos pois, através da conscientização dos indivíduos envolvidos, permite a seleção e o encaminhamento de diferentes materiais ao processo de reciclagem. A preocupação com os danos ao meio ambiente está agora difundida, e é um foco de atenção para os governos em todo o mundo. Deve-se salientar que, não é possível esquecer a importante participação que todos devem ter para o sucesso de um projeto. Buscar a formação de uma consciência ecológica, através de uma campanha de sensibilização para a coleta seletiva, assim como para a educação ambiental, é tarefa institucional, mas manter a continuidade do mesmo é responsabilidade de todos. O desenvolvimento de um estudo sobre a produção e armazenagem de resíduo sólido (lixo) é de grande auxílio para a construção do saber prático.
METODOLOGIA:
Foi realizado um questionário para diagnosticar a quantidade de papel (folhas A4) por cada setor administrativo do IFG. Esta sendo realizados trabalhos de concientização verbalmente e via email e informativos para que todos saibam da coleta seletiva que estará sendo realizada no Instituto. Apos essa etapa então acontecerão as coletas diariamente pelos funcionários da limpeza.
A coleta de papel será realizada em dois horários a serem estabelecidos. Serão destinados dois funcionários da área de limpeza da escola para realizar as coletas diariamente, em dias úteis. Todo o papel recolhido será armazenado em local destinado para esse fim, posteriormente serão entregues à entidades responsáveis pela triagem e destino final do papel. Serão confeccionadas planilhas para registrar a quantidade recolhida e os períodos do ano que mais geram papéis como resíduo sólido.
RESULTADOS:
Com os resultados dos questionários foi percebido que o setor que mais gera papel (A4) diário foi a administração, reprografia, e algumas coordenações, um grande desperdício de papel, nesses locai eles não tinham conhecimento do aterro sanitário de inhumas, e podemos perceber que também poucos tem conhecimentos do papeis que podem ser reciclados
CONCLUSÃO:
Algumas pessoas não tinham conhecimento dos papeis que podem ser reciclados, e onde e descartado o mesmo, elas também descartavam muitos papeis sem necessidade.
Palavras-chave: Coleta seletiva, Educação Ambiental