63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 17. Ciência da Computação
MODELOS DE RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO NA BLOGOSFERA
Jean Carlos de Carvalho Melo 1
Henrique Pacca Loureiro Luna 2
1. Instituto de Computação - UFAL
2. Prof. Dr./ Orientador - Instituto de Computação - UFAL
INTRODUÇÃO:
Em conformidade com o amplo crescimento da Web foram criados vários mecanismos que priorizam a interação entre os usuários. Posteriormente a mesma passou a ser chamada de Web 2.0 para designar o avanço no que diz respeito a comunidades e serviços da Web. Essa ideia de interação que conhecemos como rede social vem crescendo cada vez mais, por exemplo, Orkut, Facebook, LinkedIn, entre outros. Nesse contexto, uma ferramenta que tem sido utilizada significativamente são os Blogs. Assim sendo, este trabalho é baseado no reuso de técnicas de recuperação e extração de informação no contexto da blogosfera através de ontologias para construir um conjunto de serviços de recomendação de blogs a fim de auxiliar na busca de informações. Mais especificamente, este trabalho propõe construir um sistema recomendador de blogs para assistir ao processo de ensino-aprendizagem dos usuários envolvidos, professores e alunos especialmente.
METODOLOGIA:
Os artefatos finais desse projeto serão desenvolvidos simultaneamente como uma série de processos, ferramentas, técnicas e componentes pelos membros participantes do projeto. Houve a necessidade de criar um sistema de estudo dirigido para que os participantes do projeto pudessem se familiarizar com as metodologias, técnicas e ferramentas que foram utilizadas para realizar este projeto. Fizemos um levantamento bibliográfico dos assuntos envolvidos neste projeto de pesquisa. As tarefas prescritas no cronograma do projeto serviram como o principal indicativo para verificar a progressão do mesmo.
RESULTADOS:
Através do levantamento bibliográfico, algumas técnicas de recuperação de informação foram reusadas. Foi realizado um estudo sobre a blogosfera para auxiliar na concepção do modelo semântico que propomos. Assim, criamos uma ontologia chamada Blogspread. A ideia da ontologia Blogspread é fazer uma análise de todo o processamento de uma ferramenta da Web 2.0 (tais como: blogs, fóruns e wikis), de um simples post ou um usuário. Além disso, foi implementado um sistema recomendador de blogs (e artigos) para assistir ao processo de ensino-aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Assim, o enfoque desse trabalho de pesquisa não foi apenas para adquirir conhecimento no contexto da blogosfera e de suas aplicações, e sim, contribuir quanto à mesma. E isso foi destacado ao longo deste trabalho, onde foram desenvolvidos: (i) uma ontologia que oferece descrição semântica de blogs e (ii) um sistema recomendador. Portanto, o sistema recomendador proposto permite o estudante comentar e responder aos comentários de outros alunos, ou seja, interagir usando blogs para construir conhecimento de forma colaborativa e participativa. Como avanço deste trabalho seria interessante analisar cautelosamente os algoritmos de recomendação disponíveis na Internet para melhorar o sistema de recomendação. E também, construir um conjunto de dados maior para que as recomendações sejam mais precisas.
Palavras-chave: Recuperação de Informação, Blogosfera, Ontologia.