63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
USO DE PALAVRA CRUZADA COMO FORMA DE AVALIAÇÃO PARA CONCEITOS DE QUÍMICA ORGÂNICA
Cleber Martini 1
Naiá Fernanda Sanches de Oliveira 1
Maria Bruna de Souza 1
Edemar Benedetti Filho 1
Priscila Gonçalves Leal 2
Antonio Rogério Fiorucci 1,3
1. Curso de Licenciatura em Química – U. U. de Dourados - UEMS
2. Escola Estadual Presidente Tancredo Neves
3. Prof. Dr./Orientador
INTRODUÇÃO:
O jogo vem sendo utilizado como um instrumento facilitador no ensino de química. Segundo Benedetti Filho et al. 2009, "o uso do lúdico para ensinar conceitos em sala de aula pode ser uma ferramenta que desperte o interesse na maioria dos alunos, motivando-os a buscar soluções e alternativas que resolvam e expliquem as atividades lúdicas propostas". A palavra cruzada é uma das modalidades de jogos que pode ser utilizada para o ensino de química, ela leva o aluno à pesquisa e a busca pelo conhecimento, despertando o interesse dos mesmos, levando-os a rever conceitos e definições. O jogo pode ser uma maneira do professor verificar quais são as dificuldades encontradas pelos alunos e quais seus erros frequentes, avaliando assim o desempenho do aluno e se o método de ensino utilizado foi bem sucedido ou não. Este trabalho discute o uso de uma palavra cruzada como forma de avaliação de conteúdos de química orgânica. O objetivo da atividade aplicada foi avaliar o aluno de uma maneira lúdica analisando onde encontraram maior dificuldade e facilidade.
METODOLOGIA:
A atividade foi realizada por alunos bolsistas do subprojeto de Química do PIBID-UEMS e desenvolvida em três turmas de 3ª série do ensino médio de duas escolas da rede pública de Dourados-MS. A palavra cruzada foi elaborada usando-se o software gratuito Eclipse Crossword®. A palavra cruzada proposta pelos alunos bolsistas do PIBID-UEMS aborda uma revisão de conteúdos de química orgânica que haviam sido estudados pelos alunos das escolas. Para o preenchimento das palavras, os alunos puderam utilizar materiais como cadernos e livros para consulta. Foram elaboradas algumas perguntas que relacionavam conceitos científicos e fatos do cotidiano. Em outras, abordaram-se apenas conceitos científicos e/ou nomenclatura. Para a análise dos resultados utilizou-se de diários de campo feitos pelos alunos bolsistas e a análise das respostas para a palavra-cruzada.
RESULTADOS:
A análise dos dados evidenciou que os alunos apresentaram maior facilidade de responder as questões em que houve uma relação com fatos do cotidiano. A questão onde houve maior facilidade tendo 85% de acerto foi uma que trazia informações sobre o ácido acético (“nome usual de um ácido carboxílico presente no vinagre”) e sua relação com o cotidiano. A questão (“Nome usual de composto aromático derivado do benzeno pela substituição de um átomo de hidrogênio pelo substituinte metil. É utilizado como solventes em várias indústrias como as de tintas e vernizes”) foi a de maior dificuldade encontrada pelos alunos com 97% de erro. Como esta questão pedia o nome usual de um composto e exigia conhecimentos de fórmula estrutural em compostos orgânicos, a dificuldade em respondê-la resultou do fato de muitas vezes os alunos desconhecerem os nomes usuais devido a uma ênfase no ensino da nomenclatura de acordo com as regras da IUPAC. A avaliação na forma de palavra-cruzada teve o intuito de ser uma avaliação democrática e não de ser uma prova classificatória, seguindo o pensamento de Luckesi (2004), o qual defende que "a avaliação não é um instrumento de disciplinamento do educando... A avaliação exige aliança entre educador e educandos; os exames conduzem ao antagonismo entre esses sujeitos".
CONCLUSÃO:
O uso da palavra cruzada como avaliação permitiu o diagnóstico de forma lúdica das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Algumas observações relatadas no diário de campo (“Poderia ter mais aulas dessas”, “Próxima aula vai ter de novo?") de um bolsista (não autor) reforçam a aprovação pelos alunos desta proposta avaliativa mostrando uma aliança entre educadores e os estudantes.
Palavras-chave: Lúdico, Avaliação, Química Orgânica.