63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 5. Teoria Literária
LINGUAGEM POÉTICA E PERFORMATIVIDADE NAS POESIAS DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE E MÁRIO QUINTANA
Vânia Alves Ferreira Soares 1
Maria de Fátima Gonçalves Lima 2
1. Aluna/Pesquisadora - Depto. de Letras – PUC-GO
2. Profa. Pós-Dra./ Coordenadora – Depto. de Letras - PUC-GO
INTRODUÇÃO:
A poesia expressa de maneira intensa, a essência do poeta, por meio de criações rítmicas e linguísticas, onde a palavra é a matéria para sua construção artística. É por meio da palavra que o poeta pode manifestar seus sentimentos e olhares a respeito de tudo aquilo que o cerca e é através desses olhares que sua obra será construída e moldada, ou mesmo, desconstruída, pois o poeta destrói e reconstrói a obra poética numa busca incansável e incessante pela sua obra prima. O poeta se inspira em fazer arte através da linguagem e da palavra, que independente de serem simples ou rebuscadas, a transformam para tornar possíveis as relações entre o real e o imaginário, usando da performatividade, para alcançar sua realização, um trabalho bem feito,que para ele, nada mais é, do que poesia.
METODOLOGIA:
Desenvolvimento de pesquisa acerca da linguagem poética e performativa nas obras de Carlos Drummond de Andrade e Mário Quintana, à luz de obras fundamentais da linguagem poética, suportes teóricos paras as afirmações e conclusões pertinentes à pesquisa.
RESULTADOS:
O estudo tem como pressupostos teóricos os necessários fundamentos da linguagem poética, da linguística e da literariedade que servem como suportes para as afirmações e conclusões do estudo proposto.O método utilizado envolve estudos feitos com poesia de autores, além de teorias de base sobre linguagem poética e performatividade.
CONCLUSÃO:
A realização da pesquisa objetiva a produção de textos acadêmicos, tais como: resumos, resenhas críticas, artigos e ensaios, evidenciando o trabalho resultante da linguagem poética e performativa dos autores já citados.
Palavras-chave: Linguagem, Poética, Performatividade.