63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 9. Psicologia Experimental
REAPLICAÇÃO DO TOKEN TEST EM ADULTOS ALFABETIZADOS
Maria Laís Costa Campos 1
Rosana Mendes Éleres de Figueiredo 2
Tony Nelson 3
1. Curso de Psicologia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Prof ª. Ms./ Orientadora – Depto. De Psicologia – UFMA
3. Prof º. Ms./ Orientador – Depto. De Psicologia – UFMA
INTRODUÇÃO:
A neuropsicologia é um campo interdisciplinar e multidisciplinar, que estuda as relações entre o comportamento humano e as funções cerebrais. A avaliação neuropsicológica compreende um ramo de aplicação, o qual é importante no diagnóstico e na definição de procedimentos para o tratamento de pacientes com lesão encefálica.
Apesar da significância da avaliação, no Brasil existem poucos estudos na área e também poucos instrumentos. A carência de instrumentos induz a utilização de testes estrangeiros, que muitas vezes são utilizados na avaliação sem a adaptação necessária ao contexto do país.
A escassez de testes normatizados e padronizados na avaliação da linguagem acarreta na utilização de testes estrangeiros como o Token Test (TT). Desenvolvido em 1962 por De Renzi e Vignolo, com o objetivo de avaliar a compreensão da linguagem através de comandos verbais. O TT teve rápida aceitação devido à simplicidade e a objetividade, e se destinou a avaliação de pacientes afásicos.
Diante da problemática exposta, esse estudo visou discutir às necessidades de normatização da avaliação, adaptação de testes estrangeiros e o desenvolvimento de estudos no território nacional; através da replicação da versão reduzida do TT em uma amostra de 75 sujeitos, focando nos erros dos participantes.
METODOLOGIA:
1)Caracterização da amostra
Participaram desse estudo 75 sujeitos normais, de ambos os sexos, na faixa etária de 18 a 59 anos, com diferentes níveis escolares, que aceitaram contribuir com essa pesquisa. Todos os participantes eram destros e falantes nativos do português, não faziam uso de medicamentos de neurológicos e psiquiátricos.
2)Ambiente
O teste foi aplicado na sala do Grupo de Pesquisa em Análise do Comportamento (GPAC), localizada na Universidade Federal do Maranhão.
3)Material
• Termo de Consentimento Livre Informado - TCLI
• Instrumento:
Token Test versão reduzida de De Renzi e Vignolo (1978) que contém 36 comandos verbais. O teste é formado por seis partes que se diferenciam a partir dos comandos, a quinta e a sexta parte são as mais complexas; a quinta por exigir bastante a memorização, já à sexta parte exige a compreensão dos conectivos (preposições, conjunções).
4)Procedimento
A aplicação iniciava após a leitura do TCLI, o experimentador fornecia a instrução inicial e acionava o cronômetro. O participante respondia aos 36 comandos das seis partes do TT. Ao final do procedimento, o participante não era contemplado com feedback, mas poderia fazer perguntas sobre o teste. Após os esclarecimentos, o examinador agradecia o participante por sua colaboração.
RESULTADOS:
Analisaram-se os desempenhos dos participantes, a partir da quantidade de acertos e erros, considerando as categorias que são referentes à idade e a escolaridade. As discrepâncias entre as escolaridades foram corrigidas através da fórmula proposta por De Renzi e Fagnioli, 1978. Através de comparações entre o escore bruto e escore corrigido pela fórmula, sugere-se que o TT assegura sua especificidade na avaliação da linguagem, ignorando nível de inteligência e educação. Como a amostra se caracterizou por sujeitos normais, não eram esperados erros nos primeiros comandos. Os erros se evidenciaram de forma mais significativa na sexta parte do teste, constituindo 62% dos erros. Os motivos dos erros foram os mais diversos: perda de atenção, falta de compreensão, ansiedade em responder aos comandos, dificuldade em reconhecer as formas e cores das peças, dificuldades de memorização, construção de autoregras a partir dos primeiros comandos. O processo de memorização foi dificultado pela ausência de contexto e redundância do comando. Esse regaste de memória também depende do estado do sujeito e alguns se apresentaram ansiosos na situação experimental. Alguns participantes utilizaram-se da vocalização para auxiliar no processo de memorização, o que favoreceu a execução do comando.
CONCLUSÃO:
Como acima apresentado, o estudo surgiu da necessidade de pesquisas que abarcassem a avaliação neuropsicológica, mais precisamente a testagem, pouco explorada no contexto nacional. Essa necessidade também se constituiu como empecilho para o desenvolvimento da pesquisa devido à ausência de normatização e padronização dos testes que dificultou a comparação dos dados. Destaca-se a valor do Token Test por sua eficiência e praticidade no diagnóstico de pacientes afásicos, apesar de a ausência de discussão da capacidade de medição afetar na qualidade da avaliativa.
Ressalta-se na pesquisa, a necessidade de relacionar o estudo com diversos campos de saberes (avaliação neuropsicológica, psicometria, análise do comportamento, psicologia experimental). Como proposta para outros estudos, sugere-se relacionar os dados da aplicação do teste com outras formas de avaliação neuropsicológicas, a fim de aprimorar os resultados. Espera-se que essa pesquisa desperte a importância da construção e adaptação de testes para uso como diagnóstico de pacientes neurológicos adequados a realidade brasileira.
Palavras-chave: Afasia, Token Test, Replicação.