63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CENÁRIO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO ESTADO DO PARÁ
Alexandre Vilar Pantoja 1
Rodrigo Otávio Rodrigues de Melo Souza 2
Marcos Antônio Corrêa Matos Amaral 1
Monique Bezerra Nascimento 1
Tiago Magno Sacramenta 1
1. Depto. de Ciências Agrárias - UFRA
2. Prof. Dr./Orientador - Depto. de Ciências Agrárias – UFRA
INTRODUÇÃO:
Na Região Norte do País nota-se cada vez mais a importância da aplicação da tecnologia na agricultura. Com a modernização das atividades agrícolas, nota-se uma crescente busca por ferramentas que promovam o aumento de produtividade. A irrigação é uma dessas ferramentas. A região Norte do país possui uma área de aproximadamente 14,6 milhões de hectares com potencial para o desenvolvimento da irrigação sustentável (Christofidis, 2008).
Dentre os estados da região Norte o Pará possui uma posição de destaque no cenário do Agronegócio. O que se reflete no crescimento da agricultura irrigada no estado. Porém este crescimento pode oferecer um risco ao equilíbrio do meio ambiente. O consumo de água elevado e o desmatamento das matas ciliares visando à construção de estruturas para captação de água são os principais fatores que provocam a degradação dos cursos d’água.
Para que o crescimento seja ordenado e sustentável é importante que os atores do processo planejem os investimentos e a utilização dos recursos hídricos. Para isto é necessário que os dados estatísticos sobre a agricultura irrigada sejam utilizados como ferramenta de diagnóstico das necessidades de políticas de investimento e conscientização sobre a importância da utilização eficiente dos recursos hídricos. Assim o presente trabalho teve como objetivo analisar as estatísticas sobre irrigação do Estado do Pará com base nos dados do IBGE.
METODOLOGIA:
No presente trabalho foi realizado um levantamento das informações estatísticas do Censo Agropecuário 2006 (IBGE, 2009) sobre a irrigação no Estado do Pará. Para o estudo detalhado da distribuição da irrigação no Estado foi levado em consideração as Regiões de Integração. O Governo do Estado do Pará utilizou critérios de concentração populacional, acessibilidade, complementaridade e interdependência econômica para realizar a divisão das regiões.
Os dados analisados em relação ao Pará e as suas Regiões de Integração foram: área irrigada, nº de estabelecimentos, métodos de irrigação (inundação, aspersão, localizada e outros) e grupos de áreas. Utilizou-se o software MS-Excel na elaboração dos gráficos e tabelas analisadas.
RESULTADOS:
Com base nos dados do Censo Agropecuário de 2006 a área irrigada do Estado do Pará, tomando base o numero de estabelecimentos informantes por região de integração, é de 29.018 ha. A região do Guamá possui maior número de estabelecimentos do estado do Pará que apresentam sistemas de irrigação instalados, este fato pode ser atribuído ao processo histórico de ocupação, que resultou no desenvolvimento de uma agricultura mais intensiva, sendo o mesmo fato para alguns municípios da região do Baixo Amazonas.
Cerca de 3.906 propriedades agrícolas, o que corresponde a 81,31% do total , não apresentam o acompanhamento de assistência técnica; enquanto 12,49% e 6,20% das propriedades declararam visita assistencial ocasional e regular, respectivamente. Sendo isto um fato preocupante, dado necessidade de orientação adequada quanto ao uso dos recursos hídricos.
Obteve-se ainda que 86,82% das propriedades agrícolas apresentam fonte de captação de água própria, sendo que dos demais estabelecimentos 6,7% a obtêm fora do estabelecimento com equipamentos próprios e outros 6,4% declararam a obtenção de terceiros, através de projetos particulares ou comunitários de irrigação.
Com relação aos métodos de irrigação utilizados no Pará, a aspersão é utilizada em 10,28 % dos estabelecimentos, a irrigação por superfície em 5,46%, a irrigação localizada 8,42%, e para outros métodos e/ou molhação 77,54%.
CONCLUSÃO:
Com base nos dados do Censo Agropecuário de 2006 a área irrigada do Estado do Pará, tomando base o numero de estabelecimentos informantes por região de integração, é de 29.018 ha. A maioria das regiões de integração possui um índice muito baixo de orientação técnica e de métodos mais eficientes de irrigação. A grande falta de orientação técnica e utilização de métodos mais eficientes de irrigação são fatores que indicam a necessidade de um maior monitoramento do crescimento da agricultura irrigada e da utilização dos recursos hídricos.
Palavras-chave: Irrigação, Estado do Pará, Censo Agropecuário.