63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
ESCREVEDO COM RUTH ROCHA
Valéria da Fonsêca Silva 1
Adeilde Rodrigues 1
Tereza Nunes 1
Joseneide Dantas 1
Ana Maria de Andrade 1
Flávia Santana da Silva Barros 1
1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER
INTRODUÇÃO:
A Biblioteca escolar não pode limitar-se a um espaço apenas de pesquisa e empréstimo de livros. Essa concepção deve ser ampliada na perspectiva de espaço articulador entre a sala de aula, laboratório de informática e sala multimídia da escola, numa proposta de produção do conhecimento, agregado a valores culturais e sociais. Nessa perspectiva o incentivo a arte, a escrita, ao debate faz parte da proposta de uma biblioteca viva, tendo a leitura e a escrita como eixos norteadores das práticas pedagógicas articuladas. Considerando as dificuldades que os alunos apresentavam nas turmas do Fundamental I desta escola na leitura e produção escrita, resolvemos realizar ações visando superá-las despertando o interesse pelas obras infantis, com destaque as da escritora Ruth Rocha. Tivemos como referência o “Concurso Cultural da Biblioteca Ruth Rocha”, divulgado, quando as crianças deveriam concluir uma história iniciada pela autora. Com base nisso, a Biblioteca Carlos Drummond de Andrade da Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, desenvolveu o projeto Escrevendo com Ruth Rocha com os objetivos de: incentivar nos alunos o gosto pela leitura e expressão oral produzindo textos e ilustrações; incentivar a criatividade; promover a autonomia, com a realização de trabalhos individuais.
METODOLOGIA:
Vivenciamos algumas etapas: exibição da vida e obra de Ruth Rocha no datashow e contação de suas histórias; exposição de livros da autora para que os alunos pudessem conhecer o acervo da biblioteca; empréstimos de livros para as crianças e visita ao site da escritora para leitura de livros; utilização dos fantoches para dramatização das histórias; produção pelos alunos do final da história conforme “Concurso Cultural Biblioteca Ruth Rocha”, divulgado pela Editora Salamandra quando individualmente os alunos se dirigiam a biblioteca para verbalizarem o final iniciado pela autora que foi escrito pela professora de biblioteca; digitação do livro e posterior correção ortográfica; ilustração das histórias a partir da visão dos alunos; diagramação do livro no laboratório de informática; impressão do livro; elaboração do cenário, figurino e escolha da história da peça teatral a ser apresentada pela turma na culminância; realização de ensaios para a apresentação da peça e tarde de autógrafos para lançamento do livro com os pais; distribuição de exemplares para as crianças; socialização da experiência no Iº Festival de Leitura e Escrita do Recife; envio do livro para Ruth Rocha; recebimento pelas crianças de um cartão personalizado enviado pela autora estimulando a produção escrita.
RESULTADOS:
Com o nosso projeto, os estudantes ficaram mais interessados nas atividades de leitura e produção textual com destaque à literatura de Ruth Rocha; mostraram-se mais receptivos para a aprendizagem com o intuito de escrever suas histórias no livro; alunos que inicialmente se negaram a participar das atividades, mostraram interesse na participação de outras promovidas pela biblioteca; os professores também se mobilizaram, incentivando as crianças na ilustração e escrita adequada do livro que foi publicado utilizando o Publisher; o nome da escola foi destacado pelas boas práticas de leitura e produção escrita dentro da Gerência de Biblioteca e Formação de Leitores da Prefeitura do Recife quando a experiência foi socializada no I Festival de Leitura e Escrita do Recife; ajudamos os alunos a ampliarem sua visão de mundo através de vivências diferentes do espaço de sala de aula. Na culminância pudemos observar a alegria das crianças em apresentarem uma obra em que elas foram as protagonistas e nos pais a satisfação de verem um trabalho realizado com tanta seriedade e carinho, conforme depoimento de um deles “um projeto digno de escola particular”. Enviamos um exemplar para Ruth Rocha e tivemos a grata surpresa de receber uma mensagem personalizada para cada criança, elas adoraram.
CONCLUSÃO:
O trabalho possibilitou a integração de estudantes e professores da escola, pois, planejaram vivenciaram práticas inovadoras de leitura, escrita e fizeram uso das tecnologias disponíveis (computador, máquina digital, filmadora, impressora, microfone, livro), garantindo a experimentação por parte de todos aqueles envolvidos no processo, auxiliando-os na auto-avaliação e buscando sanar suas dificuldades, além de viabilizar a interdisciplinaridade e exercício da cidadania. Concluímos que a busca por novas formas de ministrar aulas é o caminho para conseguir melhores resultados e, consequentemente, mais tranquilidade no fazer educativo. O projeto estimulou a leitura e a escrita tendo a Biblioteca Escolar como importante espaço pedagógico articulado com a sala de aula e o laboratório de informática da escola. Ações como essa motivaram os alunos a produzirem textos, explorar o acervo da escola, além de circular pelo espaço da biblioteca sentindo o desejo de buscar informações experimentando momentos de prazer. A parceria de vários profissionais como: professora de biblioteca, professoras regentes, professora multiplicadora, estagiário do laboratório de informática, coordenação pedagógica e direção da escola contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem de forma contextualizada.
Palavras-chave: Leitura, Escrita, Literatura Infantil.