63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
AQUI SE APRENDE BRINCANDO
Ana Maria de Andrade 1
Andreza Silva 1
Josenilda Lima 1
Jaciara Primo 1
1. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, ESPORTE E LAZER
INTRODUÇÃO:
Durante boa parte do ano letivo de 2010, na Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves, notamos que os alunos apresentaram muitos problemas de comportamento, brigas frequentes, discussões e desentendimentos. Considerando a situação que vivenciamos diariamente, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o mês do Folclore e a Feira de Conhecimentos realizada, decidimos elaborar este projeto de intervenção pautado no direito da criança ao lazer como forma, inclusive, de conseguir equilíbrio e saúde para atuar em sociedade. Nossos objetivos foram: possibilitar a interação criativa entre estudantes da mesma turma e de outras, melhorando o relacionamento do grupo; refletir e promover o respeito nas relações e o trabalho em equipe desenvolvendo neles a solidariedade e cooperação; elaborar brinquedos com sucata trabalhando com eles a importância de reduzir, reaproveitar e reciclar; vivenciar brincadeiras pouco conhecidas por essa nova geração, como cantigas de roda, amarelinha, dominó, pega-varetas; promover o uso contextualizado das tecnologias, utilizando todos os recursos disponíveis na escola. O projeto envolveu as áreas de Língua Portuguesa, Artes e Informática.
METODOLOGIA:
Discutindo sobre o papel de família na sociedade atual e ao longo dos tempos, suas obrigações e formas de diversão, trabalhamos com os alunos as seguintes etapas: estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente, leitura de diversos livros infantis que abordam a questão do trabalho infantil, dos brinquedos e brincadeiras antigos e novos, elaboração de brinquedos a partir de sucata, realização de brincadeiras no pátio e na sala de aula, apresentação geral na Feira de Conhecimentos, elaboração de texto e de slides no Editor de Apresentação (Impress). As professoras planejaram ações conjuntas para dirimir os entraves demonstrados no dia a dia em situações simples de sala de aula e de brincadeiras no recreio. A escola precisou organizar-se diferentemente, oportunizando jogos, utilizando o espaço da quadra coberta, a área verde nas laterais do prédio, realizou atividades extraclasse, como forma de possibilitar o contato dos estudantes em grupos pequenos ou grandes, para refletirem sobre sua atuação e sobre a importância de viver junto e em harmonia; pedimos aos pais que trouxessem brinquedos antigos e recebemos a título de empréstimo uma boneca de uma das filhas que já tem mais de vinte anos.
RESULTADOS:
Nesse trabalho, conseguimos atingir os objetivos propostos: os alunos demonstraram mais calma na realização das atividades diárias, motivaram-se para o trabalho educativo, elaboraram materiais, utilizaram tecnologias diferentes para garantir suas apresentações, mudaram positivamente o comportamento quanto aos colegas. As atividades utilizadas no recreio e em outros momentos de brincadeiras passaram a apresentar natureza diferente; notamos que os alunos passaram a formar grupos com mais frequência, demonstrando necessitar da presença do outro para interagir, o que nos pareceu bastante positivo. O grupo envolvido chamou a atenção da escola e tivemos outras turmas interessadas em participar junto com eles, bem como de inventar seus próprios grupos; percebemos também que eles se sentiram mais á vontade para elaborar, cobrar e seguir regras. Os pais perceberam a mudança na atuação dos filhos e comentaram com as professoras, passando alguns momentos observando os filhos em atividades na escola demonstrando satisfação por não serem mais chamados para resolver problemas dos seus filhos na escola.
CONCLUSÃO:
O projeto atendeu às expectativas e trouxe mais paz aos espaços comuns de circulação. Os alunos demonstraram se sentir úteis colecionando materiais e transformando-os em brinquedos para serem usados por eles mesmos; nessa construção, uns precisaram dos outros refletindo sobre a importância de estar em grupo; passaram a encarar com mais naturalidade a divisão de materiais quer brinquedos, quer materiais de uso específico da sala; passaram a integrar-se nos grupos não só como ditadores de regras, mas dispostos a vivenciá-las e contribuir para sua elaboração. De toda a experiência, concluímos que contrariamente ao castigo e ausência de momentos de lazer, é importante que a criança seja exposta a diferentes formas de brincar para encontrar a maneira correta de se portar socialmente. O trabalho motivou o grupo de professores à participação em concursos, levando o nome da escola para outras cidades, inclusive de regiões diferentes da nossa. O grupo de professores do turno da manhã constatou a importância do trabalho realizado para o bom andamento da escola e cogitaram a possibilidade de aplicação da mesma linha de trabalho em outras turmas.
Palavras-chave: Brinquedos, Brincadeiras, Artes.