63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial |
INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE |
Marlon Cássio Gomes dos Santos 1 Ludimila Mendonça da Silva 1 Mayra Fernandes 1 Tatiane Lara Rodrigues 1 Candice Marques de Lima 2 |
1. DELL, Fac. de Letras, Universidade Federal de Goiás – UFG. 2. Prof. Ms./Orientadora - DELL, Fac. de Letras, Universidade Federal de Goiás – UFG. |
INTRODUÇÃO: |
Trata-se de pesquisa da disciplina de Prática como Componente Curricular sobre o processo de inclusão e formação de professores. O processo de inclusão escolar é uma proposta na qual TODAS as pessoas têm direito à educação de qualidade nas escolas comuns de ensino. Considera-se seu marco histórico a Declaração de Salamanca (1994), documento adotado por 88 governos e 25 organizações internacionais presentes na Conferência Mundial de Educação Especial. O objetivo da presente pesquisa foi discutir o processo de formação docente. |
METODOLOGIA: |
Foi realizada pesquisa qualitativa na qual foram utilizadas entrevistas com educadores do ensino fundamental da rede pública estadual da cidade de Goiânia/GO; para as entrevistas foi utilizado um questionário com perguntas estruturadas nas quais o professor discorria sobre sua formação e experiência em sala de aula com a diversidade. |
RESULTADOS: |
De maneira geral verificou-se que os docentes entrevistados não possuíam formação específica para trabalhar com a inclusão escolar. Percebeu-se que os docentes entendiam que a inclusão referia-se somente ao trabalho com pessoas com deficiências, sem levar em consideração o trabalho com a diversidade; a partir disso, opinaram que a escola também não está preparada para o processo inclusivo. |
CONCLUSÃO: |
Mediante a pesquisa, concluiu-se que é preciso mudar a escola e mais precisamente o ensino nela ministrado; e para tal que a formação de professores, na graduação ou continuada, contemple disciplinas que envolvam um estudo abrangente sobre o que é a inclusão e como adequá-la aos processos de ensino-aprendizagem. |
Palavras-chave: inclusão escolar, formação docente, ensino-aprendizagem. |