63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ENSINO DE INGLÊS PARA TECNICOS EM QUÍMICA: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO - PESQUISA E PRODUÇÃO
Hiorrana Cássia Faria 1
Franciele Magalhães Crosara 2
1. Aluna do Instituto Federal de Goiás - Campus Inhumas
2. Profa. Mestre/ Orientadora - Depto de Letras
INTRODUÇÃO:
Dada a inexistência de material didático específico para o ensino de química, o projeto ENSINO DE INGLÊS PARA TÉCNICOS EM QUÍMICA: A IMPORTÂNCIA DO MATERIAL DIDÁTICO ESPECÍFICO - PESQUISA E PRODUÇÃO é uma iniciativa estratégica de formação e qualificação em língua inglesa para futuros técnicos em química, ao proporcionar oportunidades reais de aprendizagem da língua inglesa dentro do contexto do curso de química, de forma a integrar conteúdos e exercer o processo ensino-aprendizagem de forma interdisciplinar. Assim, o projeto objetiva desenvolver material didático complementar para o ensino de inglês em interdisciplinaridade com química para aulas especificas de inglês para os cursos técnicos em química.
METODOLOGIA:
O projeto buscou desenvolver material didático complementar para o ensino de inglês em interdisciplinaridade com química para aulas especificas de inglês para os cursos técnicos em química.
Os jogos didáticos foram desenvolvidos a partir de modelos de jogos comuns para qualquer pessoa: jogo de tabuleiro, jogo de carta, jogo de dominó. Os modelos foram confeccionados com material alternativo como, por exemplo, a cartolina, o papelão, papel cartão, entre outros.      
O trabalho foi realizado de forma a promover uma maior interdisciplinaridade entre os ensinos de inglês e química. Tornando, segundo os alunos do 3º ano técnico em química, uma aula mais dinâmica, divertida e também que os motiva a buscar novos conteúdos exteriores a sala de aula.
Os métodos utilizados para efetivação do projeto foram leituras bibliográficas da área de pedagogia da educação, ensino, aprendizagem e também ensino de línguas. A utilização dos jogos na sala de aula, os jogos foram aplicados e trabalhados com os alunos nas aulas de inglês do curso técnico em química. Os dados foram tabulados e analisados.
RESULTADOS:
Observou que as atividades lúdicas despertaram nos alunos o interesse a respeito dos temas que foram abordados e favoreceram o aprendizado tanto em química quanto em inglês.
O ambiente descontraído e a alegria que buscamos trazer para a sala de aula promoveram maior aproximação na relação aluno-professor e aluno-aluno, além de um melhor desempenho nas avaliações, que não foram vistas como obrigatórias, mas encaradas como algo prazeroso. Enfim, a perspectiva foi, literalmente, chamar a atenção dos alunos para a aula. O que, com o auxílio dos jogos e atividades lúdicas, funcionou perfeitamente.
Por meio da divulgação de resultados alcançados em eventos da área e afins, buscamos levar o conhecimento a um número cada vez maior de pessoas a necessidade que se notou ter de proporcionar ao educando de língua inglesa um ensino mais voltado as suas necessidades educacionais.
Buscamos divulgar o máximo de materiais e também as idéias que se tiveram ao longo do desenvolvimento do projeto buscando compartilhar o quanto foi possível para outras pessoas e também para algumas das unidades da rede pública de ensino, em especial para outros campi do Instituto Federal que tenham ou venham a ter cursos Técnicos ou Licenciaturas em Química.
CONCLUSÃO:
As conclusões a que se chegaram foi a de que quando os alunos se sentem motivados e se interessam pela aula, é sempre mais fácil: o conhecimento flui de maneira agradável, e também foi observado que quando o aluno se sente motivado, seu desempenho acadêmico aumenta e consequentemente pela grande influência que os alunos /colegas exercem uns sobre os outros, os próprios alunos buscam o conhecimento, e isso é de suma importância, pois são justamente esses alunos que serão os futuros profissionais.
Palavras-chave: ENSINO, LÍNGUAS, MATERIAL DIDÁTICO.