63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O Ensino de Eletrodinâmica Através de Applets: uma proposta para o ensino médio.
Jefferson da Silva Felix 1
Cassiano Ricardo Lins da Silva 2
Marcelo Vitor da Silva Donde 3
Frederico Alan de Oliveira Cruz 4
1. Bolsista PIBID - Departamento de Física - UFRRJ
2. Bolsista PIBID - Departamento de Física - UFRRJ
3. Bolsista PIBID - Departamento de Física - UFRRJ
4. Prof. Dr./ Orientador - Departamento de Física - UFRRJ
INTRODUÇÃO:
A grande dificuldade encontrada pelos professores, de ensino médio em geral, para ensinar e exemplificar os fenômenos físicos apresentados durante as aulas com assuntos ligados a carga elétrica e circuitos elétricos é a falta de visualização do problema ou situação abordada pelos alunos. Para solucionar esse problema é necessário que o professor repense o Ensino de Física, inserindo ferramentas que estimulem os alunos através da observação do fenômeno físico. Uma das formas de contribuir na aprendizagem dos alunos é o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial dos aplicativos em linguagem Java conhecidos como Applets que tem como objetivo fundamental contribuir para um contato mais interessante dos mecanismos e leis dessa ciência. Em função do exposto, nesse trabalho apresentamos a solução de algumas questões de temas ligados a Eletrodinâmica utilizando Applets, como forma alternativa de apresentação de resolução de exercícios que possibilitem um entendimento significativo por parte dos alunos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado em cinco etapas, descritas a seguir: 1. Escolha dos Applets a serem utilizados nas resoluções das questões. Consideramos os seguintes fatores: o acesso facilitado aos Applets pelos professores e alunos, além de apresentar confiabilidade no download. A escolha dos Applets também levou em conta os que não possuíam restrição em seu uso, isto é, programas grátis ou livres. Essa escolha foi feita, pois a proposta é facilitar o uso por alunos e professores; 2. Entendimento das limitações e potencialidades dos Applets escolhidos; 3. Escolha das questões a serem resolvidas. Nessa etapa foram escolhidas as questões presentes nas provas de acesso ao Ensino Superior, mais recentes realizados no Rio de Janeiro, com o objetivo de trabalhar questões semelhantes que o aluno poderá ter em futuros concursos desse tipo; 4. Resolução das questões escolhidas e verificação do resultado encontrado com o gabarito oficial proposto; 5. Aplicação da proposta em sala de aula, e discussão com os alunos se o uso do Applet contribuiu com o melhor entendimento do exercício ou não.
RESULTADOS:
Entre os Applets disponíveis, foram selecionados os seguintes: Applets Java de Física, disponível online na internet através do endereço http://www.walter-fendt.de/ph14br/ e o PhET (Pacote de aplicativos em Java que simula diversos problemas relacionados às mais diversas ciências naturais). Em relação à facilidade de uso os Applets são bem simples de operação. Em relação às questões trabalhadas, foram necessárias as mudanças em relação aos problemas iniciais escolhidos. Isso ocorreu pela dificuldade em simular com precisão todos os detalhes de cada exercício escolhido, como por exemplo, a entrada de dados e a resposta esperada no gabarito. Nos Applets considerados, todos possuem certa limitação nas opções a serem colocadas nos exercícios. Em relação ao entendimento por parte dos alunos, estes consideraram que esse tipo de atividade possibilitou “ver o Problema” de forma mais ampla, favorecendo seu entendimento e mostrando detalhes que antes passaram despercebidos.
CONCLUSÃO:
Consideramos que o uso dos Applets é uma ferramenta interessante para facilitar a visualização do problema, por parte dos alunos. Uma análise interessante a se fazer sobre esse recurso didático, é que este pode diminuir o distanciamento dos conceitos da Física para alunos. Em função do contato praticamente diário de muitos jovens, a Física pode se tornar uma experiência de aprendizagem natural, facilitando a construção do conhecimento por parte do estudante em um momento diferente do formal da sala de aula. No caso específico da sua aplicação na solução dos problemas, este pode permitir alterações na abordagem do problema em tempo real, além de possibilitar testar alternativas e nuances durante a resolução junto aos alunos. É importante ressaltar que o uso dos Applets não deve ser encarado como uma solução definitiva para a abordagem dos problemas em Física, mas apenas como um método diferenciado com o objetivo de tornar a aula mais dinâmica. Apesar de ser um recurso didático relativamente novo, já existe um grande número de Applets que podem auxiliar as atividades em sala de aula, mas os mesmos devem ser utilizados apenas após uma análise da sua viabilidade didática, visto que necessitam de um conhecimento prévio das suas potencialidades.
Palavras-chave: Ensino, Applets, Eletrodinâmica.