63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
Projeto Fogareuzinho
Ebe Maria de Lima Siqueira 1
Adriane Martins Botelho 1
Edina Maria Alves Ázara 1
Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo 1
Joana de Oliveira Ferreira Paiva 1
Geralda Magda Cesário 1,2
1. Coordenadora do projeto-Escola Letras de Alfenim
2. Secretária da Escola Letras de Alfenim
3. Diretora da Escola Letras de Alfenim
4. Assessora Escola Letras de Alfenim
5. coordenadora da Escola Letras de Alfenim
6. Professora da Escola Estadual Dom Abel
INTRODUÇÃO:
O Projeto Fogareuzinho, em sua 13ª. edição, é uma ação realizada pela Escola Letras de Alfenim desde a sua criação, no ano de 1999. Hoje a procissão do Fogareuzinho é uma atividade emblemática da Educação Patrimonial que a Escola promove com e para as crianças, integrando a programação oficial da Semana Santa, divulgada pela Diocese de Goiás.
Tendo em vista a importância fundamental da Procissão do Fogaréu para o vilaboense, é que a Escola propôs e tem realizado há 13 anos o Projeto Fogareuzinho.
O Fogareuzinho não consiste apenas na encenação da procissão pelas crianças. A procissão é a culminação de um processo que propõe e problematiza aspectos da preservação da memória e do patrimônio cultural de uma sociedade.
Com esse projeto, a Escola Letras de Alfenim pretende cumprir o seu papel de oferecer educação plena, isto é, formar cidadãos que tenham valores sedimentados no respeito, na relação ética com o outro e com o meio ambiente, no conhecimento reflexivo sobre a realidade, na busca da sabedoria dos mais velhos, nas suas tradições e vivências para que se conheça e transforme a realidade presente em benefício de todos. E pretende, naturalmente, contribuir para que as crianças possam produzir novos bens culturais, sem perder de vista os ensinamentos de suas ancestralidades.
METODOLOGIA:
De acordo com nosso Projeto Pedagógico e tendo como entendimento que o conhecimento é construção, a metodologia da Escola Letras de Alfenim caracteriza-se pela concepção da criança como sujeito: 1) a partir do diálogo estabelecido com a realidade, em função da forma como interpreta a informação oriunda do meio circundante; 2) pela construção do conhecimento como processo de reestruturação e construção dos vários saberes prévios que a crianças possui; 3) e pelo exercício cognitivo que a criança faz, em consonância com suas necessidades internas e com o seu processo de desenvolvimento.
As crianças são levadas a vivenciar o conhecimento através da experimentação para que sejam capazes de produzir o seu próprio conhecimento. É criada uma ambiência adequada através de fotos, registros, rodas de conversa e palestras sobre temas da Educação Patrimonial e sobre as celebrações da Semana Santa na Cidade de Goiás, nas perspectivas religiosa e cultural. A abordagem é interdisciplinar, assentada na flexibilização transversal do currículo. São atores de todo o processo, pais, crianças, educadoras, coordenadora, diretora e funcionários.
Além disso, todos os anos filmamos as atividades do Projeto Fogareuzinho com o objetivo de que o material seja utilizado como fonte de pesquisa nos anos seguintes.
RESULTADOS:
Do ano de 1999 para cá, quando cerca de 50 crianças saíram às ruas para encenar o primeiro Fogareuzinho, até o ano em curso, a nossa iniciativa se amplia a cada ano. Hoje temos em torno de 120 crianças, entre dois e dez anos, que saem às ruas vestidas de farricocos e como participantes da fanfarra. Destacamos que desde o ano de 2007 as crianças da Escola Estadual Dom Abel foram convidadas e passaram a integrar o cortejo da procissão, que sai da porta do Museu das Bandeiras, a partir das 17h., na Quarta-feira de Trevas, mesmo dia em que ocorre a procissão dos adultos. Outros resultados significativos são percebidos através de depoimentos orais e escritos, que demonstram a compreensão da criança sobre a preservação dos bens culturais simbólicos, sobre o desenvolvimento do respeito pelas tradições e consciência de preservação do patrimônio imaterial, que consiste nos saberes e fazeres da comunidade vilaboense. O Projeto Fogareuzinho, ao preservar e divulgar uma ação cultural de relevância para o Estado de Goiás, cumpre o seu papel pedagógico, social e cultural, contribuindo com a condição de Patrimônio Cultural da Humanidade, que a Cidade de Goiás conquistou no ano de 2001.
CONCLUSÃO:
A nossa metodologia objetiva que a criança durante o Projeto e ao seu final seja capaz de analisar e interpretar o conhecimento, que foi construído ao longo do processo de aprendizagem, sendo capaz de produzir texto oral e escrito sobre o assunto, além de ser capaz de elaborar opinião própria sobre as atividades culturais que fazem da Cidade de Goiás, uma cidade Patrimônio da Humanidade e patrimônio de todos os vilaboenses.
O Projeto Fogareuzinho é avaliado em todos os anos, revelando a opinião não só das crianças e demais profissionais envolvidos, mas também a opinião de representantes de diferentes setores da comunidade, demonstrando a importância desta ação na formação crítica daqueles que, futuramente, irão assumir o papel desempenhado, hoje, por seus pais e/ou avôs. Tais avaliações foram registradas em um documentário no ano de 2007. Todos os registros escritos, fotográficos e áudio-visual e amostras de atividades são arquivados pela Escola Letras de Alfenim,estando à disposição de pais e outros interessados. No ano de 2010 o Projeto foi filmado pela TV BRASIL para ser exibido no programa semanal TV PIÁ. Esse programa deverá ser levado ao ar em abril de 2011 pela TV Brasil.
Palavras-chave: Escola Letras de Alfenim, Forareuzinho, Cidade de Goiás.