63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
A UTILIZAÇÃO DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM (AVA) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM OLHAR SOBRE O AVA UNIT ONLINE
Keyne Ribeiro Gomes 1,2
Simone de Lucena Ferreira 3,4
1. Graduanda educação física licenciatura
2. Universidade Tiradentes - Unit
3. Profa. Dra./ Orientadora
4. Mestrado em Educação - UNIT
INTRODUÇÃO:
Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tem sido cada vez mais utilizados na educação seja na modalidade presencial, semi-presencial ou a distância. Estes ambientes possibilitam que professores e alunos possam interagir em diferentes tempos e espaços criando assim uma “sala de aula sem paredes”. Atualmente existem vários ambientes virtuais utilizados pelas instituições de ensino. O AVA UNIT Online foi desenvolvido baseado na plataforma Dokeos, porém algumas interfaces foram implementadas pela Unit visando atender as necessidades pedagógicas dos alunos e professores desta instituição.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa de iniciação cientifica, foi desenvolvida de forma qualitativa utilizando o método de estudo de caso com aplicação de questionários e observações diretas no ambiente Unit Online. Foram acompanhadas quatro disciplinas online dos cursos presenciais da Universidade Tiradentes. As anotações sobre o campo de pesquisa foram registradas no diário de pesquisa o que nos permitiu ao final da investigação analisar os dados coletados relacionado-os com os registros feitos.
RESULTADOS:
Durante 1° semestre de 2010, foi feito estudo sobre a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem UNIT Online pelos alunos matriculados em disciplinas a distância. Também foram aplicados 150 questionários com os alunos objetivando verificar a usabilidades do ambiente virtual. Os resultados obtidos com os questionários feitos apontam que 48% dos alunos acham que a uma interatividade no AVA, e 52% dos alunos não acham interativos. Quanto aos conteúdos das disciplinas online para 24% dos alunos não atendeu as suas expectativas, para 37% atendeu de forma razoável, 27% atendeu de forma satisfatória, 14% atendeu plenamente e 6% outros. No que se refere ao uso das interfaces interativas do ambiente 54% não participaram de fóruns de discussão e 66% nunca interagiu com os professores no bate-papo da disciplina. Vale ressaltar que estes espaços virtuais são locais onde os alunos e professores têm a possibilidade de trocarem informações e construírem conhecimentos significativos de forma colaborativa e coletiva.
CONCLUSÃO:
Diante dos dados coletados por meio de questionários e da observação do comportamento dos alunos nas disciplinas online percebe-se que estes estão cada vez mais necessitando de ambientes virtuais de aprendizagem interativos que os desafiem e os motivem na construção de conhecimentos significativos. Foi observado que os alunos iniciam as disciplinas online, mas depois se sentem desmotivados e abandonam a matéria justificando estar mais atarefado com disciplinas presenciais. Desta forma, torna-se cada vez mais necessário que os professores estejam preparados para atuar nestes ambientes construindo novas educações e não apenas transpondo para o ambiente virtual suas aulas presenciais. Será importante que o professor, além dos conhecimentos teóricos e tecnológicos, esteja aberto para o mais comunicacional (SILVA, 2000), para deixar o aluno expor suas idéias e trilhar seus próprios caminhos. Nesse sentido, o professor não será mais aquele que “conduz o aluno a”, mas aquele que o desafiará a entrar no labirinto, mergulhar no mar de informações, interligar os saberes e buscar as soluções para os seus problemas, construindo conhecimentos.
Palavras-chave: Educação à distância, Ambiente virtual de aprendizagem, Interatividade..