63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
USO DE TECNOLOGIAS INFORMÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS EM ESCOLAS PÚBLICAS
José Adeilson de Amorim 1
Daone da Silva Santos 1
Arnaldo dos Santos Junior 2
Bruna Rosa de Barros 3
1. Graduando/ Pesquisador - Engenharia Civil - UFAL
2. Prof. Me./ Orientador - Eixo da Tecnologia - UFAL
3. Profa. Me./ Tutora - Eixo da Tecnologia - UFAL
INTRODUÇÃO:
Experiências escolares demonstram que o aprendizado das ciências exatas por alunos de escolas públicas do Estado de Alagoas, em particular, representa um índice relativamente baixo quando comparado com as escolas públicas do sul e sudeste. Este fato decorre, muitas vezes, da falta de qualificação dos professores e/ou metodologias de ensino obsoletas empregadas ainda hoje no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, procura-se através de um projeto de pesquisa-ação desenvolvido na Universidade Federal de Alagoas, contribuir com a melhoria deste processo, utilizando-se da criação de uma ferramenta dinâmica que possibilite apresentar as ciências exatas de forma menos obscura a partir de recursos gráfico-interativos, onde o uso do computador se torna uma fonte de motivação tanto para alunos quanto professores.
METODOLOGIA:
A primeira etapa deste projeto consistiu no estudo das tecnologias informáticas para auxílio no ensino de ciências exatas. Procurou-se nesta fase, estudar ambientes computacionais gratuitos, de fácil manipulação e que fossem capazes de explorar recursos gráficos e dinâmicos de modo a possibilitar a apresentação interativa das referidas ciências. Neste estudo, os softwares Powerbullet e GeoGebra ganharam destaque por apresentarem dinamicidade e possibilitarem o desenvolvimento das aplicações relacionadas aos conteúdos e com bom desempenho. O primeiro software foi utilizado como ambiente gráfico ilustrativo das aplicações e para a criação de jogos de Matemática. O segundo software consiste em um ambiente dinâmico que pode ser utilizado pelos professores em sala de aula para apresentar conteúdos relacionados a Geometria, Álgebra e Cálculo. Na segunda etapa do projeto realizou-se uma avaliação através de visitas e aplicação de questionários nas escolas públicas do município de Delmiro Gouveia, Estado de Alagoas, para conhecer as dificuldades dos alunos em absorver os conteúdos básicos referentes às ciências exatas. A terceira, e última, etapa consistiu na elaboração, apresentação e distribuição das aplicações e jogos matemáticos como ferramentas complementares das aulas.
RESULTADOS:
A análise dos dados obtidos, a partir da aplicação dos questionários nas escolas públicas de Delmiro Gouveia, permitiu verificar os principais fatores que possivelmente estão contribuindo para o baixo entendimento das ciências exatas. As principais causas levantadas pelos alunos são: a falta de recursos que auxiliem o raciocínio lógico, a exemplo de vídeo aulas, jogos, oficinas, entre outros, bem como as metodologias obsoletas empregadas no atual processo de ensino-aprendizagem. Além disso, a ausência de um planejamento prévio para inserção adequada de novos recursos educacionais reflete nas precárias condições de uso dos laboratórios de informática destas escolas. No que concerne à divulgação dos jogos e aplicações, houve boa receptividade da comunidade escolar que mostrou atenção e entusiasmo quanto ao uso de tais ferramentas computacionais. Além disso, os alunos acreditaram que com o auxílio de tais ferramentas seria possível, de certa forma, torná-los mais independentes no aprendizado. A equipe de professores das escolas também se mostrou motivada e garantiu que iria fazer uso contínuo das ferramentas como complemento em seus métodos de ensino.
CONCLUSÃO:
Neste trabalho procurou-se desenvolver uma ferramenta computacional capaz de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem das ciências exatas para estudantes e professores de escolas públicas de Delmiro Gouveia, trazendo melhorias no ensino, e transformando a relação entre professor e aluno, visto que, atualmente o aluno é mero receptor passivo de informações. Não se pode dizer que as mudanças que a educação necessita se dará através do uso desta ferramenta ou de qualquer outro software, porém ela pode ser aplicada nas escolas de modo a contribuir bastante para a formação dos estudantes e como forma de atualização dos professores.
Palavras-chave: Tecnologias Informáticas, Ciências Exatas, Metodologias de Ensino-Aprendizagem.