63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
CONCEPÇÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO
Edinéia Groszevicz 1
Carlos Herold Júnior 2
1. Graduanda - Depto. de Pedagogia - UNICENTRO
2. Professor Doutor/Orientador - Depto. de Pedagogia - UNICENTRO
INTRODUÇÃO:
O presente artigo é resultado de um trabalho realizado em Iniciação Científica, intitulado Concepções sobre a relação entre educação e trabalho. O que este estudo levantou como problema foi a análise de alguns entendimentos sobre a relação entre as formas históricas de trabalho (modo de produção) e a educação, buscando verificar as maneiras como eles se relacionam entre si e com a obra de Marx (1994). Dessa maneira, o objetivo foi analisar as diferentes concepções sobre a relação entre o mundo do trabalho e as questões educacionais.
METODOLOGIA:
Este estudo foi de caráter bibliográfico. Para execução da parte referente ao pensamento de Marx, utilizamos textos escritos pelo autor. Na parte concernente à relação entre educação e trabalho, estudamos as obras dos seguintes autores: Saviani (1992), Kuenzer (1985), Frigotto (1998).
RESULTADOS:
O objetivo desta pesquisa foi de apreender algumas concepções sobre a relação entre trabalho e educação em teóricos que pensam as transformações contemporâneas pelas quais passam as ideias e as práticas educacionais. De caráter bibliográfico, dividimos as reflexões em duas partes: na primeira, estudamos a importância da categoria trabalho no pensamento de Marx (1994). Na segunda, focalizamos estudiosos da educação, Acácia Zeneida Kuenzer, Gaudêncio Frigotto e Dermeval Saviani, buscando apreender de que maneira a categoria trabalho é por eles desenvolvida. Como conclusão, observamos que o referencial marxista possui grande valor para esses teóricos e que eles defendem de maneira intensa a necessidade de se entender a educação a partir das mudanças no mundo do trabalho.
CONCLUSÃO:
Diante disso, podemos constatar que os autores estudados durante a pesquisa possuem grande importância para a área da educação e trabalho. De forma geral, eles defendem um forte embasamento em Karl Marx. Desse modo, verifica-se a maneira como o pensamento de Marx sustenta um conjunto de reflexões que se pautam na necessidade de considerar as transformações no mundo do trabalho para se pensar os desafios educacionais que encontramos na atualidade.
Palavras-chave: Trabalho, Educação, Marx.