63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ANÁLISE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UMA UNIDADE ESCOLAR PÚBLICA DE TERESINA-PI
Jefferson Nascimento Nunes 1
George Laylson da Silva Oliveira 2
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI
INTRODUÇÃO:
Este trabalho foi realizado na Unidade Escolar Zacarias de Góis, em Teresina-Pi. Expõe resultados relacionados ao processo de ensino-aprendizagem no ensino público dessa escola, conhecida como Liceu Piauiense,. A pesquisa foi realizada em parceria com o Instituto Federal do Piauí, por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docencia-PIBID/IFPI no período de abril a dezembro de 2010, sendo os sujeitos da pesquisa professores e supervisores atuantes no projeto PIBID e alunos da escola, tendo utilizado como instrumento de pesquisa entrevistas e avaliações de atividades desenvolvidas durante o ano de 2010 pelos professores. Este trabalho favorece a finalidade de aperfeiçoar e dinamizar o trabalho já desenvolvido pela própria escola, Liceu Piauiense, visando à obtenção de resultados relevantes para a aprendizagem dos alunos e aprimoramento dos professores. A pesquisa demonstrou que o processo de ensino-aprendizagem é muito deficiente e necessita de mudanças efetivas por parte dos professores e da própria escola. Nesse trabalho foram observados vários problemas dentre eles salas lotadas, metodologias de ensino inadequadas e falta de materiais didáticos para o ensino, a indisciplina e o desinteresse dos alunos.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no período de abril a dezembro de 2010, em quatro turmas sendo duas do 2° ano e duas do 3° ano do ensino médio, num total de 75 alunos no turno da tarde na unidade escolar Zacarias de Góis. No primeiro momento foi realizada uma pesquisa através de um questionário com perguntas relacionadas aos conhecimentos prévios das disciplinas, expectativas no ensino, estrutura, ambiente escolar, afinidade com as disciplinas e relação professor-aluno.
No desenvolvimento do trabalho foram realizadas observações de aulas dos professores da unidade escolar Zacarias de Góis, de modo imparcial, detectando problemas enfrentados pelos professores e alunos na hora da transmissão e recepção do conhecimento. A partir das observações iniciais desse trabalho na escola foram realizadas reuniões periódicas com professores e supervisores do projeto PIBID para se planejar ações a serem realizadas mais a frente, de forma que minimizasse essas dificuldades, pois alunos do programa PIBID/IFPI desenvolvem projetos nessa escola.
RESULTADOS:
Infelizmente hoje o que se ver no ensino público é uma falta de compromisso com o processo da educação. Um exemplo clássico é a unidade escolar Zacarias de Góis ou ’’Liceu Piauiense’’ como é mais conhecido, uma das maiores escolas públicas do Piauí. Lá é possível perceber facilmente os problemas que o cerca, esses que são causados por vários motivos como falta de estrutura para o processo de ensino-aprendizagem. Nessa pesquisa feita com alunos do 3°ano do ensino médio sobre conhecimentos prévios, expectativas no ensino, estrutura e ambiente escolar mostram um resultado não satisfatório para o processo educacional.
Neste trabalho foram identificados problemas no ensino quanto à metodologia utilizada por professores, precariedade em recursos didáticos e condições inadequadas de trabalho, o que desestimula o interesse dos alunos, levando ao fracasso escolar.
Dentro dessa perspectiva, nota-se que os alunos e professores são os mais prejudicados, os professores não dispõem de recursos para ensinar o que leva ao desinteresse do aluno comprometendo o aprendizado.
CONCLUSÃO:
Desde o início do trabalho, percebemos claramente o enorme desafio de ser professor, sejam quais forem às condições em que nos deparamos enquanto pertencentes a essa categoria profissional.
Em um curto espaço de tempo podemos perceber que o ensino público ainda deixa muito a desejar e que os resultados de se ter uma boa educação não esta somente nos alunos e professores, mas num conjunto de condições que são necessárias para a aprendizagem. Todo detalhe conta na hora de se aprender, o ambiente de sala, recursos escolares, as pessoas e até mesmo as condições físicas do lugar.
A Pesquisa docente dentro do PIBID (programa institucional de bolsistas de iniciação á docência) está sendo importante, pois nela conseguimos perceber as falhas que existem dentro do ensino público estadual.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Pibid, Ensino público.