63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
CURSO DE AFETIVIDADE E SEXUALIDADE: 18 ANOS DE HISTÓRIA
Divino de Jesus da Silva Rodrigues 2
Edna M. Oliveira de Queiroz 1
1. Profa. Dra./Orientadora - Depto de Educação - UFG
2. Ms. - Depto de Psicologia - PUC GOIÁS
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por objetivo fazer um resgate histórico dos dezoitos anos do curso de Afetividade e Sexualidade da Casa da Juventude Pe. Burnier (CAJU), compreendendo os períodos de 1989 a 2006. Tratar deste objeto leva a tratar também da área de psicologia da instituição, que foi se estruturando em torno do curso.
Está organizado em três capítulos. O primeiro capítulo trata do contexto social, político e cultural da década de 1980.
O segundo capítulo trata do processo que despertou a idéia da criação do curso de Afetividade e Sexualidade, seus primeiros passos e os referenciais epistemológicos que o alicerçam.
O terceiro capitulo trata, especificamente, do caminhar do curso de Afetividade e Sexualidade, ao longo dos seus dezoitos anos, sistematizado por períodos.
A relevância desse trabalho foi fazer o resgate histórico e desdobramentos dessa atividade da área de Psicologia que, dentre os projetos e programas realizados pela CAJU, destaca-se em virtude de tratar dos interesses e aspectos que afetam diretamente os adolescentes e jovens, influindo nas condições de viver esse momento do desenvolvimento. Essa experiência tornou-se o alicerce de todo o processo pedagógico e metodológico dos cursos oferecidos pela CAJU.
METODOLOGIA:
O interesse de realizar este trabalho fez com que o material para sua realização viesse a ser recolhido desde 2002. Foram buscas intensivas na biblioteca da CAJU sobre o curso e a área de psicologia, coleta de dados, entre os/as assessores/as e ex-cursistas, de material que se tinha sobre o curso ou sobre a área, com o intuito de sistematização das ações da área de psicologia e sua futura divulgação.
No desenrolar do trabalho foi observado que a tarefa seria árdua, pois o material, que vinha sendo recolhido, precisava ser organizado edição por edição, exigindo muitas leituras, checagem de datas, cruzamentos de informações e entrevistas com quem vivenciou o processo. Aos poucos organizou-se conteúdos, avaliações, cartas, documentos entre outras coisas, relacionadas à área de psicologia e ao curso. Por isso, não se pode deixar de dizer que esse trabalho foi construído por várias pessoas.
Optou-se em destacar, nesses períodos, os conteúdos, metodologias e avaliações dos/as cursistas e assessores/as, discutindo-se o desenvolvimento do curso.
RESULTADOS:
Ao contar a trajetória do curso de afetividade e sexualidade, optou-se, fazer destaques aos conteúdos desenvolvidos em cada etapa e às avaliações dos/as jovens, para análise do caminho que os/as assessores/as foram trilhando no desenvolvimento do curso e, paralelamente, a criação e fortalecimento da área de psicologia em torno do mesmo.
Informações relevantes: ano e mês de realização, cidades dos participantes, quantos iniciaram e terminaram o curso, dinâmicas, filmes, entradas e saídas de membros na equipe.
Para uma melhor compreensão histórica do desenvolvimento do curso, distribuiu-se em quatro períodos que o marcaram, sendo esses: experiência: (1989 a 1993); estruturação: (1994 a 1999); consolidação (2000 a 2002); novos paradigmas (2003 a 2006).
O caminho metodológico de realizar a acolhida dos/as jovens, as exposições teóricas, as dinâmicas, os trabalhos em grupo, as plenárias, a definição de equipes de serviços e os grupos de vivência, a forma de planejamento das etapas/blocos realizadas previamente, os encontros de avaliação das ações executadas, a estrutura de realização por etapas/blocos. Aspectos investigados no decorrer dos anos, as mudanças foram especificadas de forma a visualizar como esse caminho foi conduzindo e que raízes epistemológicas sustentaram as mesmas.
CONCLUSÃO:
Este trabalho foi resultado de um esforço coletivo em resposta à necessidade de registrar a história de uma parte significativa do projeto Casa da Juventude Pe. Burnier.
Foi feita uma reflexão sobre o cenário da década de 1980, as grandes mudanças e acontecimentos marcantes no mundo e no Brasil, sobre o contexto eclesial da Igreja na América Latina, como os padres jesuítas chegaram em Goiás em 1954 e os fatos que influenciaram a fundação da Casa da Juventude Pe. Burnier.
Tratou-se das inquietações dos/as adolescentes e jovens que participavam dos retiros, encontros de adolescentes, seminários, que despertou a criação do curso de afetividade e sexualidade.
Descreveu-se como o curso foi se estruturando ao longo de suas edições, seus conteúdos, dinâmicas, filmes, assessorias, avaliações dos/as cursistas e assessores/as, com base nos registros arquivados na instituição e entre outros documentos.
Neste resgate, observou-se que essas temáticas são emergentes na nossa sociedade, principalmente entre os/as jovens que foram os/as protagonistas pela estruturação e desenvolvimento do curso, com seus questionamentos e sua busca de aprofundar essas temáticas, indo além do plano naturalizante e biológico.
Palavras-chave: PSICOLOGIA, AFETIVIDADE, SEXUALIDADE.