63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
ESTRESSE, ANSIEDADE E HABILIDADE SOCIAL EM PROFESSORES DE ITABAIANA, SERGIPE.
Edivânia Cristina Dos Santos Reis 1
Joilson Pereira Silva 2
1. Departamento de Biociências, Campus Prof. Alberto Carvalho, UFS
2. Prof. / Orientador - Departamento de Educação, Campus Prof. Alberto Carvalho, UFS
INTRODUÇÃO:
Ansiedade é considerada um sinal de alerta tenso e fisicamente exaustivo, determinada pela presença de um conflito interno, cuja função é passar sobre o perigo iminente para que se tomem medidas para lidar com a ameaça. O que é comum entre as pessoas, já que este fator produz ativação do individuo em situação de perigo (principalmente), é certo que todas as pessoas já vivenciaram ansiedade, seja como resposta normal e adaptativa aos estímulos, ou como uma sensação de desajuste o que se torna ameaçador de acordo com a quantidade, se esta for elevada causará patologias e desordem na vida do individuo. Por outro lado, a ansiedade é um dos principais fatores psicológicos ligado ao estresse docente e a exaustão emocional dos professores. Pesquisas apontam que estes fatores associados ao quadro como desvalorização profissional, ausência de resultados percebidos no trabalho, pode ocasionar síndromes como a de Burnout (síndrome de esgotamento profissional. Isto é, um tipo especial de estresse ocupacional que se caracteriza por profundo sentimento de frustração e exaustão em relação ao trabalho desempenhado). De acordo com o pré-suposto a presente pesquisa vem analisar as circunstancias de um grupo de professores da cidade de Itabaiana, SE e as influencias do estresse na saúde destes.
METODOLOGIA:
A amostra foi constituída por 30 professores de ambos os sexos, com idade entre 20 e 50 anos das escolas públicas da cidade de Itabaiana – SE. Como instrumento de trabalho foram utilizados questionários, instrumento que consistiu em um conjunto de perguntas elaboradas no intuito de retirar informações sobre o magistério nesta localidade. A alto-avaliação dos sujeitos da pesquisa serviu de instrumento para medir o estado de ansiedade (níveis reais de ansiedade) e traço de ansiedade (tendência a reagir à pressão psicológica com diferentes graus de intensidade). Os professores das escolas selecionadas assinaram o consentimento em participar da pesquisa e estabeleceram os dias e horários disponíveis para a administração dos questionários. Antes do início da seção de coleta de dados, os sujeitos receberam instruções sobre como responder aos quesitos e foram informados de que não havia respostas certas nem erradas, mas sim que deviam responder segundo suas próprias percepções, opiniões e sentimentos pessoais. Esclarecemos ainda que os resultados individuais tivessem sigilo total. Para análise dos dados dos professores coletados nas entrevistas, buscamos apoio teórico em Bardin, através da análise temática de conteúdo.
RESULTADOS:
De acordo com os resultados, percebemos que dentre os professores analisados, 30% declaram não apresentar problemas de saúde em relação ao trabalho que desenvolvem. Já 30% apresentam problemas ligados a fatores estressores (esgotamento da saúde mental, insônia, sistema emocional agitado, nervosismo, dores de cabeça, labirintite) e 40% problemas ligados a fatores fisiológicos (problemas de garganta, dores na coluna e nas pernas). A diferença entre a maioria dos professores, com relação ao gênero, que declararam apresentar problemas de saúde após começar a ensinar, nos remete a analisar as situações por questões individuais, deste modo, os recursos internos de cada pessoa irão determinar sua própria adaptação a realidade, sendo o magistério um trabalho que ocupa a maior parte do tempo dessas pessoas geralmente com longas jornadas de trabalho e exigindo altos níveis de atenção e concentração para a realização das tarefas o ato de ensinar se torna ainda mais preocupante. Já quando analisado o fator idade percebemos que os professores que dizem ter aparecido problemas de saúde após o início do magistério são os que estão dentro da faixa etária de 41 a 50 anos, o que já era esperado uma vez que estes têm maior tempo de exposição a fatores como aborrecimentos, picos de tensão e outros.
CONCLUSÃO:
A ansiedade é um sinal de alerta diante de situação inesperada, ameaçadora ou de conflito, cuja principal finalidade é avisar sobre um perigo que está a acontecer e que o individuo tome medidas para lidar com estas. É normal que pessoas em alguma ocasião da vida sofram de ansiedade e outros motivos geradores de estresse, pois ele é indispensável para a vida humana, desta forma a sua ausência significaria um prejuízo enorme ao individuo, uma vez que lhe faltaria o alerta e o preparo para as atividades do dia a dia. O problema é quando os indivíduos passam a desenvolver estas características em níveis elevados e sem controle lhes proporcionando desequilíbrios e prejuízos na vida profissional e social. Nesta pesquisa, foi verificado que os professores entrevistados apresentavam significativo bem-estar psicológico, com exceção dos professores com mais tempo de ensino, com idade entre os 41 a 50 anos, que declaram maiores índices de problemas físicos e mentais por conseqüência da vida profissional. Durante a pesquisa foi possível notar que o magistério é uma profissão que sofre com o descaso do poder público e da sociedade em geral. Realidade que condiz com alto número de professores sofrendo com males como ansiedade e frustração o que são motivos geradores de estresse.
Palavras-chave: Estresse, Ansiedade, Fatores Estressores.