63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
GERMINAÇÃO E EMERGÊNCIA DE SEMENTES DE MARACUJÁ-AMARELO (Passiflora edulis sims f. flavicarpa DEG.) EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE MATÉRIA ORGÂNICA
Adriano Gonçalves Pereira 1
Tatiana Pará Batista Monteiro 1
Rafaelle Fazzi Gomes 1
Vicente Filho Alves Silva 1
Nilvan Carvalho Melo 1
Dênmora Gomes Araújo 2
1. Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA
2. Prof ª. Dra./Orientador-Instituto de Ciências Agrárias - UFRA
INTRODUÇÃO:
O maracujazeiro é originário da América Tropical e apresenta cerca de 500 espécies, nas quais, mais de 150 são utilizadas para o consumo humano. Apesar disso, os cultivos comerciais no Brasil são baseados, predominantemente, em uma única espécie, Passiflora edulis Sims f. flavicarpa Deg, também conhecida como maracujá amarelo ou azedo (Bruckner et al., 2002). A cultura do maracujá no Brasil é de grande importância, notadamente pela qualidade dos frutos, que são ricos em sais minerais e vitaminas, sobretudo A e C. No Brasil e em muitos outros países, a multiplicação do maracujá, em escala comercial, é feita principalmente através de sementes (São José et al., 1994). Todavia, um fator importante para se obter mudas de qualidade, está o substrato (PEIXOTO, 1986), o qual é um dos fatores que mais influencia a produção de mudas, devendo-se dar especial atenção à escolha do mesmo, em função, principalmente, da espécie frutífera em que se está trabalhando. O objetivo do experimento foi avaliar a percentagem de germinação e emergência de plântulas de maracujazeiro amarelo, com diferentes teores de matéria orgânica na composição do substrato.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em viveiro da Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém-PA, no período de maio a junho de 2010. O delineamento experimental foi bloco ao acaso com quatro tratamentos, cinco repetições e nove plantas úteis por parcela. Os tratamentos (T) constaram de percentagens de casca de castanha-do-pará triturada (CCT), como fonte de matéria orgânica (0%; 20%; 40%; e 60%): T 1 = Testemunha, constituída apenas de terriço; T 2= Terriço + 20% de CCT; T 3= Terriço + 40% de CCT; T 4= Terriço + 60% CCT. Foram utilizadas sementes de pacotes Super Pak da Marca “ISLA” contendo 20 g.Após o enchimento das sacolas de 0,7 L de volume, foram semeadas duas sementes à 1 centímetro de profundidade, sendo colocadas posteriormente no viveiro. A irrigação foi diária apenas pela manhã, o desbaste foi aos 20 dias da emergência deixando uma planta por recipiente. As avaliações foram realizadas diariamente até a germinação (dez dias após semeadura) e a cada 5 dias após a germinação, durante o período de 45 dias. No experimento foi avaliado a % de germinação, diâmetro do colo (mm), comprimento da parte aérea (cm), comprimento da raiz (cm) e número de folhas. Para determinação do comprimento total, da parte aérea e de radícula das plantas, as mesmas foram retiradas dos substratos e lavadas em água.
RESULTADOS:
Os dados foram submetidos à análise de variância, pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade (a = 0,05). Os dados das porcentagens de germinação foram transformados segundo arco seno √x /100. Já os demais dados não sofreram transformação. Em relação ao percentual de germinação, não houve diferença significativa entre os diferentes teores de matéria orgânica no substrato, de acordo com os resultados, os quatros substratos utilizados proporcionaram condições adequadas à germinação e ao desenvolvimento inicial da planta.
Quanto ao número de folhas dentre as mudas não houve efeito significativo à nível de 5% de probabilidade de teste de Tukey com relação aos tratamentos submetidos. Também, não se verificou diferença significativa entre o comprimento da parte aérea e comprimento da raiz, com os tratamentos nas mudas avaliadas até os 60 dias de campo. Para a análise do parâmetro Diâmetro, houve diferença significativa à nível de 5% pelo teste de Tukey, evidenciando o tratamento 1 (testemunha) como o que promoveu melhor diâmetro às mudas. Conclui-se que os quatros substratos utilizados proporcionaram condições adequadas à germinação e ao desenvolvimento inicial de plantas de maracujazeiro amarelo.
CONCLUSÃO:
O percentual de germinação de sementes de maracujá ocorreu predominantemente em 74 % das mudas independente dos tratamentos (substrato) avaliados. As porcentagens de 0% de composto orgânico nas composições dos substratos promoveram melhores desenvolvimentos de diâmetros às mudas.
Palavras-chave: Maracujá amarelo, Matéria Orgânica, Germinação.