63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
ILUSTRANDO A ARQUITETURA ECLÉTICA: IGREJA NOSSA SENHORA DAS DORES
Juliana Copetti Hickmann 1
1. Centro de Educação profissional em Artes Basileu França
INTRODUÇÃO:
A arquitetura eclética é oriunda de buscas por novos estilos arquitetônicos, desde meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Tais buscas levaram à repetição e adaptação de formas do passado, que resultaram em apanhados de elementos mesclados entre si. O presente resumo apresenta uma investigação acerca das possibilidades estilísticas desse tipo de arquitetura, tendo como referencial ilustrativo a Igreja Nossa Senhora das Dores, localizada no município de Santa Maria - RS. Através de uma análise estilística de sua arquitetura, apontamos e identificamos os elementos arquitetônicos e seus respectivos movimentos.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada com suporte em três bibliografias. Arquitetura Comentada: Uma Breve Viagem pela História da Arquitetura, de Carol Strickland, auxiliou sobre as questões da arquitetura eclética. A Arte Santa-Mariense no Final do Século XIX e início do século XX e seu Movimento Dialético, de Edir Lúcia Bisognin, conta a história da Igreja Nossa Senhora das Dores dentro do contexto santa-mariense e analisa sua arquitetura, assim como Arquitetura em Santa Maria, de Vani Terezinha Foletto,
Além da bibliografia, o estudo foi baseado em repetidas visitas à Igreja para observação direta e registros fotográficos da edificação, e também em informações fornecidas em entrevista pelo pároco da Igreja, Francisco Bianchin.
RESULTADOS:
A arquitetura eclética da Igreja Nossa Senhora das Dores une o romântico, o renascentista e o barroco.
Na fachada, colunas compõem arcos. As bases têm estruturas lisas que salientam dois anéis que lembram a época bizantina. Os capitéis apresentam esculturas de rostos que aparecem em todas as colunas externas da Igreja, repetem por toda a torre em forma circular, à maneira romântica. Acima, há um frontão triangular em cuja parte superior evidencia-se superposições de planos que resultam num notável jogo de luz e sombra, que remonta o barroco italiano.
Remontando o estilo romântico, a porta da lateral destaca um arco ao qual foram inseridos dois arcos menores, que sustentam dois vitrais. Esta mesma composição se encontra duas vezes no interior da Igreja, no altar central. Estes, que remontam ao final do período romântico, foram ali colocados para dar maior luminosidade ao altar, e misturando-se à decoração da parede e do teto, geram assim uma saturação de elementos.
De modo geral, o que se pode dizer sobre o prédio é resumido por Edir Bisognin em sua bibliografia aqui utilizada: “a percepção geral do edifício transmite uma rigidez formal do romântico medieval e uma movimentação e saturação da forma do barroco italiano, onde os elementos do ilimitado adquirem seu valor efetivo”.
CONCLUSÃO:
Se diante de uma edificação histórica nos questionamos a que estilo arquitetônico esta pertence, os aspectos da chamada arquitetura eclética oferecem respostas. A pesquisa acerca dos distintos elementos arquitetônicos presentes na igreja estudada possibilitou a compreensão de sua arquitetura como um todo. Através da análise dos elementos nela presentes e de revisões bibliográficas, foi possível identificá-los e apontá-los. E, aos construtores da igreja, colocá-los em conjunto. A Igreja Nossa Senhora das Dores se mostrou, no decorrer desta pesquisa, um exemplo bastante rico para ilustrar, enfim, o caráter heterogêneo da arquitetura eclética.
Palavras-chave: Arquitetura eclética, Igreja, análise estilística.