63ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CONTEÚDO RELATIVO DE ÁGUA, DIÂMETRO DO COLMO E ALTURA DAS PLANTAS DE SORGO SUBMETIDAS AO DÉFICIT HÍDRICO EM DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE SILÍCIO
Almileny Paiva da Silva UFRA
Jaomara Nascimento da Silva UFRA
Deymeson Mateus Soares da Silva UFRA
Jonny Lucio de Sousa Silva UFRA
Allan Klynger da Silva Lobato UFRA
Cândido Ferreira de Oliveira Neto UFRA
1. Graduanda em biologia/UFPA.
2. Graduanda em Agronomia/UFRA.
3. Graduando em Agronomia/UFRA.
4. Graduando em Agronomia/UFRA.
5. Prof. MSc-Campus Paragominas/Ufra
6. Prof. Dr./Orientador-Campus Capitão Poço/Ufra
INTRODUÇÃO:
O sorgo, por tratar-se de uma cultura anual, procura fazer o melhor uso possível dos fatores do meio, tais como: condições hídricas, salinidade, teores de alumínio no solo e em curto período de tempo, no qual as condições que podem ser desfavoráveis ao crescimento, à floração e à frutificação. A disponibilidade de água no solo limita intensamente o crescimento das espécies vegetais em várias regiões do mundo e em particularmente na região nordeste do Brasil. Com o conhecimento dos mecanismos de ação do déficit hídrico associado com àqueles que podem conferir tolerância às plantas de sorgo, será possível estabelecer estratégias de manejo do solo e da cultura, tais como seleção de clones mais tolerantes necessários para que a cultura possa apresentar produções compatíveis com uma exploração sustentável. Estudos recentes têm mostrado que o silício pode estimular o crescimento e a produção vegetal por meio de várias ações indiretas, propiciando proteção contra fatores abióticos, como estresse hídrico, toxidez de alumínio.O objetivo deste trabalho foi verificar o conteúdo relativo de água, diâmetro do colmo e altura das plantas de sorgo submetidas ao déficit hídrico em diferentes concentrações de silício.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido na Casa de Vegetação da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA- Capitão- Poço) e as análises foram feitas no Núcleo de Pesquisa Vegetal Básica e Aplicada (NPVBA) utilizando-se plantas de sorgo (Sorghum bicolor [Moench.]) forrageiro do híbrido Br-700. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC) com fatorial 2 x 4, com duas [2] condições hídricas: controle, déficit hídrico [(sem Si) e (com Si) e com [4] quatro concentrações de silício na forma de metasilicato de sódio (0.5, 1.00, 1.5 e 2.0 mM)] composta de 7 repetições, totalizando 42 unidades experimentais, no qual cada unidade experimental foi composta de duas planta/vaso. A aplicação da deficiência hídrica foi apartir do 25º dia após a germinação e mantida a suspensão hídrica por um período de 7 dias. O CRA e a massa seca total foram feita através do método de Slavick, de um paquímetro e de uma fita métrica. Os resultados foram analisados estatisticamente com base na análise de tendência das médias através de curvas ajustadas por regressão polinomial. Foi aplicada a análise de variância aos dados coletados nos resultados e às médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância, sendo as análises estatísticas realizadas com SAS - institute (1996).
RESULTADOS:
No conteúdo relativo de água a deficiência hídrica reduziu em comparação com as plantas controle (91%), mesmo aumentando as concentrações de silício, porém nas concentrações de silício de 0,5 mM (75%) e 1,0 mM (73%) de silício, houve uma maior manutenção de água no tecido foliar em comparação as concentrações de 1,5 mM (61%) e 2,0 mM (63%) de silício. Os valores para altura da planta em comparação as plantas controle (20,42 cm) para os tratamentos 1,5 mM (15,98 cm) e 2,0 mM (6,28cm) de silício, entretanto os tratamentos de 0,5 mM (20,15cm) e 1,0 mM (21,17cm) de silício não foram observados diferença significativa para as plantas irrigadas. O fechamento dos estômatos provoca limitação na entrada de dióxido de carbono (CO2) e, em conseqüência, decréscimo na concentração intracelular de CO2 provocando uma diminuição da altura da planta. No diâmetro do colmo houve uma diminuição significativa apenas para as concentrações de 1,5 (1,3cm) e 2,0 (1,28cm) mM de silício em relação às plantas controle (1,48cm), 0,5 (1,45) e 1,0 (1,43) mM de silício. A diminuição da deficiência hídrica afetou o diâmetro, reduzindo a expansão celular e a formação da parede celular e, indiretamente, reduzindo a disponibilidade de carboidratos ou influenciando a produção de reguladores de crescimento.
CONCLUSÃO:
A deficiência hídrica reduziu a altura e o diâmetro do colmo, entretanto nas plantas com as concentrações de 0,5 e 1,0 mM de silício não houve diferença em relação as plantas controle.
Palavras-chave: Silício., Altura da planta., Diâmetro do colmo..