63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
ELABORAÇÃO DE UM JOGO EDUCACIONAL COMO RECURSO PARA AUXILIAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE “FUNÇÕES QUÍMICAS INORGÂNICAS” PARA A 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Aline Barbieri Marques 1
Ana Cristina L. Aguiar Wolmer 2
1. UPM - Centro de Ciências e Humanidades (IC)
2. Profª. Mestre - UPM - Centro de Ciências e Humanidades (Orientadora)
INTRODUÇÃO:
Nas disciplinas do Curso de Licenciatura em Química, surgiram alguns momentos de reflexão a respeito do ensino de alguns conteúdos de Química para o Ensino Médio. A partir das discussões, percebeu-se que alguns conteúdos são repletos de regras e exigem memorização, tornando as aulas desinteressantes. Como resultado dessas reflexões, surgiu a idéia da elaboração de um jogo educativo como recurso para auxiliar o aprendizado. O trabalho destaca a importância do jogo educativo como um material de apoio, pela sua capacidade de impulsionar o aluno a construir ativamente seu aprendizado, de forma agradável, estimulando o raciocínio, a cooperação, a competição, ao mesmo tempo em que propicia a troca de saberes, a socialização e o desenvolvimento cognitivo do aluno. Face à dificuldade dos alunos em aprender alguns conteúdos de Química, o presente projeto tem como objetivo a criação de um jogo educativo, contemplando o conteúdo de “Funções Químicas Inorgânicas” a ser ensinado para a 1ª série do Ensino Médio. Permite ao aluno identificar substâncias inorgânicas presentes em nosso cotidiano e relacioná-las com suas formulações, nomenclaturas, propriedades químicas e grupo funcional.
METODOLOGIA:
Uma pesquisa inicial foi desenvolvida para levantar informações sobre o conteúdo a ser trabalhado e definir estratégias e regras para a confecção do jogo; detalhamento que deu origem a seus componentes: tabuleiro, cartas, peões, dado e folheto informativo. O jogo proposto contempla o conteúdo de Funções Químicas Inorgânicas, e recebeu a denominação “Quimicando” – Química: brincando e educando. Quimicando aborda, de forma lúdica, as principais funções das substâncias inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos), além de explorar propriedades das substâncias como volatilidade, solubilidade em água e grau de ionização e de dissociação em água. Procedeu-se então a elaboração do tabuleiro e a seleção do conteúdo para compor cada carta e a escolha da figura ilustrativa correspondente. Tal seleção procurou priorizar os compostos inorgânicos mais presentes no cotidiano dos alunos. O verso das cartas foi elaborado com perguntas referentes ao composto inorgânico especificado na frente da carta. Além das “perguntas” o verso da carta também apresenta uma “dica” ou “curiosidade” que é uma informação adicional para aumentar a chance de o aluno acertar a resposta da pergunta.
RESULTADOS:
A busca de informações, a síntese de idéias e a elaboração de regras deram origem ao jogo “Quimicando”, constituído por um tabuleiro, que apresenta um percurso contendo 36 casas, que devem ser percorridas pelos peões, comandados pelos jogadores, que avançam conforme o número sorteado no dado. Ao caminhar pelo tabuleiro, o jogador vai respondendo as perguntas das cartas, e conforme os acertos, vai seguindo até o final do percurso. Podem participar do jogo 4 ou 5 alunos. Uma oportunidade para verificar a aplicabilidade do jogo Quimicando ocorreu na Oficina intitulada “Jogos Educacionais de Química como Recurso Didático no Processo de Ensino e Aprendizagem”, realizada no II Congresso Nacional das Licenciaturas na UPM ( 2009). Esse momento foi importante, pois possibilitou a troca de idéias e permitiu identificar os ajustes necessários. A aplicação do jogo mostrou que o número de cartas era insuficiente, o que levou a confecção de novas cartas com o intuito de solucionar esse problema. A realização da oficina permitiu verificar a eficácia da utilização do jogo no aprendizado, através do interesse e entusiasmo demonstrados pelos alunos participantes do jogo.
CONCLUSÃO:
A busca por novas estratégias de ensino, ativas e motivadoras que propiciem o acesso à informação e relacionem os conteúdos de ensino com os contextos de vida social e pessoal, além de promover o desenvolvimento de habilidades e competências no aluno, vem se tornando tarefa indispensável ao professor. A aplicação de uma metodologia diferenciada, como o uso de jogos em sala de aula, pode propiciar melhor exploração de conteúdos químicos e trazer motivação através do desafio e da curiosidade, além de estimular a criatividade. O professor deve sempre atuar como mediador do jogo e estar atento aos objetivos a serem atingidos. O jogo não pode ter um caráter puramente aleatório e nem usar um tempo de aula que venha a prejudicar o cronograma de ensino, isto é, sacrificar outros conteúdos em função do tempo gasto com o jogo. Também nem todos os conceitos de Química devem ser construídos pelos alunos somente por meios de jogos. Essas considerações devem servir de reflexão para capacitar o professor na escolha prévia de diferentes estratégias e atividades, e assim, desenvolver os conteúdos a serem ensinados, de maneira plena e propiciando uma efetiva construção do conhecimento.
Palavras-chave: ensino de química, jogo educativo, funções químicas inorgânicas.