63ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 7. Engenharia de Transportes
ANÁLISE DA VIABILIDADE DO TRANSPORTE ALTERNATIVO POR CABOTAGEM NA COSTA BRASILEIRA E SUA IMPORTÂNCIA PARA SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E SOCIOAMBIENTAL
Laís Fernanda Paes Mendes 1
Dewar Taylor Carnero Chávez 1
Walter Aloisio Santana 1
1. Tecnóloga em Logística e Transportes - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) Campus de Carapicuíba
2. Prof. Dr./Co-Orientador - Depto. de Tecnologia em Logística e Transportes - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) Campus Carapicuíba
3. Prof. Dr./Orientador - Depto de Tecnologia em Logística e Transporte - Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) Campus Carapicuíba
INTRODUÇÃO:
O transporte é um elemento muito importante para a cadeia logística, bem como para a formação de preços e produtos, pois os custos despendidos por este elemento geralmente são os que mais incidem entre os custos logísticos. As empresas necessitam de transporte para realizar sua missão, seus objetivos e para atender os clientes. Para isso, precisam considerar alguns aspectos importantes como tempo, lugar, quantidade e parâmetros de qualidade, ao mesmo tempo em que se preocupam em reduzir custos para serem competitivos no mercado, seja este interno e/ou externo. Uma das possíveis soluções para reduzir custos de transporte é a utilização da intermodalidade, principalmente utilizando modalidades de transportes que sejam menos onerosas do ponto de vista econômico e ambiental.
Se comparado com outros países de grandes dimensões No Brasil há um desequilíbrio na matriz de transporte, onde o modo rodoviário é dominante, porém é sabido que este modo, apesar de ser o mais utilizado, também é o mais caro e o mais poluidor.
O objetivo deste trabalho é analisar as viabilidades econômicas e socioambientais da utilização da cabotagem na costa brasileira. Especificamente, consiste em mostrar parâmetros econômicos e socioambientais que possam justificar a utilização da cabotagem no Brasil e, também mostrar a sua importância e contribuição para a mudança na matriz de transporte brasileira.
METODOLOGIA:
O presente trabalho está dividido em etapas distintas, em termos metodológicos. Num primeiro instante foi feita uma pesquisa descritiva, onde por meio de revisão da literatura em livros, teses, dissertações, etc., foram levantados dados sobre o histórico do transporte marítimo de cabotagem no Brasil.
Também foram levantados dados sociais, econômicos e ambientais relevantes sobre as características, as vantagens e as desvantagens das modalidades rodoviária e marítima de cabotagem. Feito isso, foi realizada uma pesquisa comparativa descritiva entre índices e parâmetros de desempenhos sociais, econômicos e ambientais entre as duas modalidades de transporte. Neste contexto trata-se de uma pesquisa qualitativa. Para melhor compreensão das comparações adquiridas foi realizado um estudo de caso na Aliança Navegação, empresa do ramo de navegação comercial de carga, que realiza cabotagem na costa brasileira. Dentro deste estudo de caso foi realizada uma pesquisa de opinião, com perguntas estruturadas e abertas, onde o pesquisador não interagiu e nem influenciou nas respostas dos entrevistados.
Em linhas gerais, trata-se de uma pesquisa comparativa descritiva quando referido das análises de dados disponibilizados de conteúdo pelo questionário do estudo de caso; e estatísticas descritivas em análises de dados disponibilizados de conteúdo pelo questionário do estudo de caso; e estatísticas descritivas em análise dos dados obtidos de fontes de documentos e literaturas consultadas.
RESULTADOS:
A dependência do modo rodoviário e sua utilização excessiva acarretam gradativamente caos logísticos, considerando que as estradas estão em condições sofríveis e que já existem graves problemas de congestionamentos, além do alto índice de acidentes e emissão de poluentes na atmosfera. Esses influenciadores colaboram para que sejam buscadas outras opções de transportes para que o processo do fluxo de distribuição de cargas não seja alterado devido à má distribuição da matriz de transporte.
A navegação por cabotagem surge como alternativa sustentável e é um dos setores da economia brasileira que apontam para excelentes perspectivas de avanço. O Brasil tem aproximadamente 8 mil quilômetros de litoral e acompanha cerca de 50% do perímetro territorial, onde estão a concentração de atividades econômicas próxima à costa.
A pesquisa revelou por meio de parâmetros e índices de desempenho que a utilização da cabotagem na costa brasileira é uma alternativa viável para a redução de custos e preservação do meio ambiente, além de colaborar para o equilíbrio na matriz de transporte, principalmente entre o modo rodoviário e o marítimo de cabotagem.
CONCLUSÃO:
O transporte é importante para o mercado, visto que é a movimentação e a distribuição de suas mercadorias que dão acesso a entregas. Porém, é o principal causador dos impactos ambientais, sociais e econômicos.
O estudo de caso realizado teve sua principal importância para a verificação dessas dificuldades no cenário real da cabotagem, na qual se pode notar que há grandes problemas com investimento da infraestrutura portuária. Mesmo assim, o setor de cabotagem acredita na perspectiva do crescimento desse modo de transporte, juntamente à medida que o conceito da sustentabilidade é implantado para a cadeia logística.
Equilibrar a matriz de transporte é uma das melhores sugestões para que o transporte se torne sustentável para o ambiente, sociedade e economia.
Palavras-chave: Cabotagem, Sustentabilidade Econômica, Sustentabilidade Socioambiental.