63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 3. Comunicação Visual
EMOJI: A LINGUAGEM DO FUTURO: Da origem e evolução da escrita até suas manifestações mais contemporâneas e representações digitais como forma de comunicação.
Christine Engelberg 1,2
Vagner Rogério dos Santos 3,4
1. Pós-graduada em Mídias Interativas - SENAC Centro Universitário de Pós-graduação e Pesquisa, São Paulo
2. Pesquisadora do Programa de Extensão em Pesquisa de Tecnologia e Design Assistivo - UNIFESP, São Paulo.
3. Prof Orientador - Departamento de Oftalmologia, Setor de Bioengenharia Ocular - UNIFESP, São Paulo.
4. Coordenador do Programa de Extensão em Pesquisa de Tecnologia e Design Assistivo da UNIFESP, São Paulo.
INTRODUÇÃO:
O objetivo desse trabalho é um estudo preliminar sobre comunicação e novas formas de linguagem visuais, tendo em vista a evolução tecnológica das mídias digitais e seu impacto na disseminação de informação e criação de novos léxicos, compatíveis entre culturas diferentes.
A pesquisa, fundamentada nas propostas de Pierre Lévy, autor de A Ideografia Dinâmica, e Villém Flusser, autor de O Mundo Codificado, têm o intuito de averiguar a aplicação prática dessas teorias nas formas de comunicação que se baseiam no visual.
METODOLOGIA:
Como metodologia foram levantados dados sobre o uso de emojis ou emoticons, que são ícones e símbolos, em mensagens de texto via celulares, IM (instant message), emails e posts em redes sociais. Para observar melhor a evolução da escrita, traçou-se uma linha do tempo relacionando a origem de diversos alfabetos, tanto no ocidente como no oriente, e as manifestações gráficas contemporâneas, em especial a poesia visual e o tipo de ruptura que esse pensamento representou. O ponto central é a escrita ideográfica japonesa e sua influência na incorporação dos emojis na cultura digital.
RESULTADOS:
Embora originários de uma cultura específica, a popularidade dos emojis permitiu a rápida propagação por meios digitais, de celulares a tablets e PCs, tornando possível delinear tendências de uso que vão além dos grupos de indivíduos intimamente ligados a essas culturas. Pesquisas para a criação de uma linguagem iconográfica multiplataforma que possa ser utilizada por todos no futuro favorecerão o desenvolvimento de aplicativos com interfaces iconográficas, cuja aplicabilidade na comunicação alternativa ou aumentativa para indivíduos com deficiência de comunicação e/ou cognição é de extrema relevância.
CONCLUSÃO:
É uma nova abordagem sobre um possível caminho para a linguagem escrita que, apesar de controverso, tem sido adotado largamente, o que nos leva a refletir sobre sua aplicabilidade e eficiência comunicativa nos dias atuais, em que o volume de informação e a velocidade com que esta se propaga são imperativos. Esses aspectos mostram-se muito promissores para a utilização de linguagem visual e iconográfica, associada aos meios digitais como novo veículo de comunicação aumentativa para tecnologias assistivas.
Palavras-chave: linguagem visual, comunicação aumentativa, emoção.