63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância |
PRINCIPAIS DIFICULDADES ENFRENTADAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
Nélio Soares Machado 1 Elisa Dornelas Borges 1 Iaci Vianna 1 |
1. Universidade de Brasília - UnB |
INTRODUÇÃO: |
O presente trabalho tem como intuito discutir as principais dificuldades constatadas na Educação à Distância (EAD), com relação a aspectos de relevância, tais como: Planejamento, Corpos Docente e Discente e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). |
METODOLOGIA: |
Os autores fizeram o levantamento de algumas dificuldades tratadas nas bibliografias pesquisadas e, com base na metodologia dos processos de Convergência Intelectual - adaptados de Fich, Hiltz e Harasim (2005), sugeriram reflexões e a criação de estratégias de melhorias, com o intuito de contornar tais entraves, o que permitirá uma expansão mais “saudável” do modelo tradicional de ensino a distância. |
RESULTADOS: |
Entretanto, urge a necessidade de se analisar mais a fundo as problemáticas apontadas pelos pesquisadores da área, no intuito de que este modelo desenvolva-se eficazmente, minimizando-se, dessa maneira, a evasão e contribuindo, dessa forma, à ampliação do processo de ensino-aprendizagem. |
CONCLUSÃO: |
Com o avanço progressivo proporcionado pelas tecnologias e integração de mídias, a EAD se despontou como alternativa viável de ensino-aprendizagem, encontrando-se atualmente em constante e rápido crescimento desde sua criação, em meados da década de 1990, até os dias de hoje. Entretanto, juntamente com a evolução relatada, surgiram problemas, principalmente relacionados a fatores tais como: planejamento; corpo docente (professores/tutores); corpo discente; e ambiente virtual de aprendizagem (AVA). |
Palavras-chave: Educação a Distância (EAD), principais dificuldades, Ambientes Virtuais de Aprendizagem (. |