63ª Reunião Anual da SBPC |
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem |
A SIMULAÇÃO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. |
Raphael Raniere de Oliveira Costa 1 Aryanne Regina Câmara de Aguiar 2 Brenda Mercedes Justiz Gonzalez 3 Giselle Gasparino dos Santos Coluchi 4 Fábio Bruno da Purificação 5 Júlia Gomes Fernandes Costa 6 |
1. Enfermeiro do Hospital Simulado da Universidade Potiguar - UnP. 2. Enfermeira do Hospital Simulado da Universidade Potiguar - UnP. 3. Orientadora. Professora Mestre e Diretora do Curso de Enfermagem da Universidade Potiguar - UnP. 4. Professora Doutora e Diretora da Escola da Saúde da Universidade Potiguar - UnP. 5. Professor Especialista e Coordenador do Hospital Simulado da Universidade Potiguar - UnP. 6. Enfermeira Especialista do Hospital Simulado da Universidade Potiguar - UnP. |
INTRODUÇÃO: |
As discussões sobre o processo de formação em saúde perpassam pela construção de novas estratégias de ensino que sejam capazes de tornar a formação pertinente, atendendo às necessidades de construção de competências e habilidades não só no campo técnico, mas também diante de uma nova postura ética e política. Contemplando essa necessidade e aliando à compreensão de que a reprodução e repetição de procedimentos auxiliam na fixação de informações e práticas, a simulação como metodologia confere a idéia de ensino baseado em tarefas reproduzindo situações em um modelo artificial. Assim, esta estratégia no âmbito do ensino em saúde e em enfermagem contribui de forma significativa para melhor assimilação das informações adquiridas no processo de formação, podendo possibilitar a eliminação/diminuição de erros na prática clínica. Compreendendo que essa modalidade metodológica contribui de forma direta para o desenvolvimento de competências e habilidades percebe-se a relevância do desenvolvimento de tal prática no contexto de ensino-aprendizagem em enfermagem. Nesse sentido, os objetivos desse relato consistem em mostrar os benefícios da simulação como metodologia de ensino em enfermagem e ressaltar sua contribuição para a formação de profissionais mais qualificados. |
METODOLOGIA: |
Com o intuito de socializar experiências bem-sucedidas, este estudo consiste num relato de experiência a partir de vivências com a inserção da simulação no ensino em saúde, dentro de um hospital simulado em uma instituição de ensino superior privada, na cidade do Natal/RN. A vivência se deu a partir da observação do cotidiano dos alunos do curso de enfermagem desta universidade que foram submetidos a práticas as quais utilizam tal metodologia como instrumento facilitador do aprendizado. |
RESULTADOS: |
A simulação é uma técnica da qual se utiliza de simuladores e tem como norte o Ensino Baseado em Tarefas, proporcionando ao discente o confrontamento com um problema e conseqüentemente sua busca de subsídios para a resolução deste, contribuindo para o aguçamento do conhecimento prévio e estimulando a procura de soluções diante dos casos propostos. Como resultados concretos dessa observação, temos que através das possibilidades do uso de simuladores, que vão desde próteses, manequins e simuladores controlados por computadores, o discente dispõe de uma série de possibilidades que vão desde a execução de práticas mais simples, como a anamnese, até a possibilidade de lidar com situações e procedimentos mais complexos. Além disso, alguns elementos intrínsecos a tal, como a tomada de decisões em situações que requeiram agilidade, a postura ética na relação paciente/enfermeiro e representação ativa na aprendizagem ressaltam a relevância da adoção desta metodologia no contexto do Ensino em Saúde. Dessa forma, as habilidades passam a serem aguçadas, os conteúdos são mais facilmente absorvidos e a prática exaustiva das ações contribuem para o aperfeiçoamento das técnicas pertinentes ao exercício profissional do enfermeiro. |
CONCLUSÃO: |
A aplicação da simulação como metodologia de ensino em saúde e enfermagem favorece uma postura pró-ativa dos discentes que fazem uso dessa ferramenta facilitadora do binômio ensino-aprendizagem, postura esta necessária e requerida pelo mercado de trabalho. Além disso, a simulação pode ser aplicada na avaliação do aprendizado, caracterizando-se assim como uma metodologia que possibilita a visualização dos resultados gerados a partir desta perspectiva. Percebe-se também que a implementação da simulação no espaço acadêmico, e em especial em enfermagem, é de suma relevância, tanto por ser capaz de proporcionar melhorias na associação da teoria e prática numa perspectiva dialógica, quanto por se tratar de atividades integrativas e estimularem a capacidade cognitiva e a tomada de decisões rápidas. Por fim, considera-se que vários fatores favorecem o desenvolvimento da simulação no ensino da saúde, uma vez que os erros e a aprendizagem em pacientes vão contra os princípios da bioética, e os benefícios da sua adesão contribuem para a formação ética, técnica e social do profissional enfermeiro. |
Palavras-chave: Enfermagem, Metodologias de Ensino, Simulação. |