63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
O Movimento da Escola Nova: a questão da Escola Unificada
Cleonice Conceição Oliveira Amaro 1
Dione Santiago Coelho 1
Gessyka Alves Correia 1
Pâmela Siqueira de Oliveira 1
Rozimeire Domingos Gonçalves 1
Sérgio Nunes de Jesus 2
1. Campus Ji-Paraná/IFRO
2. Prof. Dr./Orientador – IFRO
INTRODUÇÃO:
A dimensão da escola unificada se destaca de forma considerável na educação do país. Igualmente, trazendo com isso uma melhoria significativa para a população. A presente pesquisa tem por finalidade abordar as diretrizes da obrigatoriedade da educação, bem como gratuidade, laicidade e coeducação como valor social. Afim de que haja um princípio igualitário que pudesse assim tornar uma educação acessível à maioria dos cidadãos na época.
METODOLOGIA:
Os procedimentos adotados tiveram como base as leituras teóricas do Manifesto dos Pioneiros, bem como apresentação de seminário onde foram abordados contextos que facilitaram o entendimento da temática em questão a partir desse movimento ideológico que mudou a ótica da educação no Brasil.
RESULTADOS:
Verificamos a partir dos pressupostos do movimento escolanovista que a questão da escola única foi um dos pontos primordiais como proposta para as mudanças do sistema educacional como modelo de uma diretriz que não só refletisse, mas também colocassem na prática esses saberes constituídos pelos idealistas da Escola Nova.
CONCLUSÃO:
A questão da escola única foi idealizada com o objetivo de organizar e tornar a escola um privilégio a todos os cidadãos. A reformulação da educação afastou a idéia de que às classes inferiorizadas pudesse ser negada uma estruturação social e educacional de qualidade. Pois tinha como base princípios que tornassem o ensino gratuito e obrigatório, além de permitir acesso à minoria menos favorecida da população brasileira.
Palavras-chave: Diretrizes, Obrigatoriedade, Educação.