63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 1. Gerontologia
“SIGNIFICADOS DA VELHICE: IMAGENS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS IDOSOS E ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO” ESTUDO 1: “SIGNIFICADOS QUE ALUNOS DE GRADUAÇÃO ATRIBUEM À VELHICE”
Ligia Vertematte Rodrigues 01
Ruth Gelehrter da Costa Lopes 02
Regina Célia Gorodscy 03
Sandra Macedo Bettoi 04
1. Estudante da Graduacao de Psicologia/ Autora - Depto de Ciencias Humanas e da Saude - PUCSP
2. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Ciencias Humanas e da Saude -PUCSP
3. Profa. Dra./ Co-Orientadora - Depto de Ciencias Humanas e da Saude -PUCSP
4. Profa. Ma./ Co-Orientadora - Depto de Ciencias Humanas e da Saude - PUCSP
INTRODUÇÃO:
O fenômeno do envelhecimento populacional vem ocupando um papel importante nas discussões da sociedade: estamos vivendo cada vez mais. De tal fenômeno, emergem importantes questões relativas a essa crescente faixa etária. Uma delas diz respeito às percepções e imagens que se tem acerca da velhice. Diversos estudos sugerem o caráter psicossocial da auto-imagem, a qual se forma pela expressão de valores introjetados. É objetivo deste projeto compreender como o contexto de vida pode interferir na imagem que uma pessoa constrói de si própria. Pretende-se verificar os significados da velhice nas relações intergeracionais, no campus Monte Alegre da PUC-SP, visando contribuir para a reflexão deste micro cosmos social.
METODOLOGIA:
Para isso, são propostas três faixas etárias a serem pesquisadas: alunos jovens de cursos de Graduação (entre 18 e 25 anos), alunos que freqüentam cursos de Pós-Graduação (entre 30 e 50 anos) e professores idosos de cursos de Graduação e Pós-Graduação. O presente projeto focaliza alunos que freqüentam cursos de Pós-Graduação. Participaram da pesquisa 30 sujeitos para cada estudo, 14 do sexo feminino e 16 do sexo masculino, sorteados por procedimento de seleção aleatória. A coleta de dados foi realizada através de um questionário auto-aplicável composto por perguntas fechadas e abertas. Os dados foram tabulados através do sistema de análise que fundamenta os programas SPSS (14.0) e SPADt, analisados e interpretados.
RESULTADOS:
Os resultados apontaram percepções de ambivalência na condição da velhice por parte dos jovens graduandos, perspectiva de futuro ativa e desejante e a valorização da condição humana como prioritária, sendo a vivência da velhice umas das pertencentes a essa condição
CONCLUSÃO:
Com o presente estudo, conclui-se que os jovens graduandos da PUC-SP, de idades entre 18 e 25 anos, concebem a velhice como uma etapa qualquer da vida, sem atribuir-lhe uma condição de determinante nem apontarem idéias ou paradigmas a priori enraizados ao estereótipo do idoso e desvinculados da vivência singular de cada ente. Entretanto, entre suas percepções gerais dessa faixa etária, encontra-se a noção de dualidade ambivalente e a valorização de uma perspectiva de futuro ativa e desejante.
Palavras-chave: envelhecimento, psicogerontologia, graduação, jovens.