63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 1. Gerontologia |
SIGNIFICADOS DA VELHICE: IMAGENS E PERCEPÇÕES DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS IDOSOS E ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO- ESTUDO 2: SIGNIFICADOS QUE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO ATRIBUEM À VELHICE |
Mariana Cristina de Souza e Silva 1 Ruth Gelehrter da Costa Lopes 2 |
1. Orientanda - Estudante do curso de Psicologia da FACHS - PUC-SP 2. Orientadora - Profa. Dra.do Departamento de Psicologia Social da FACHS - PUC-SP |
INTRODUÇÃO: |
O fenômeno do envelhecimento populacional ocupa, hoje, um papel importante na sociedade, uma vez que se trata de uma faixa etária em crescimento. De tal fenômeno, emergem importantes questões relativas a essa crescente faixa etária. Uma delas diz respeito às percepções e imagens que se tem acerca da velhice. A imagem do idoso forma-se e apresenta-se diferentemente para cada cultura e cada época. Diversos estudos sugerem o caráter psicossocial da auto-imagem, a qual se forma pela expressão de valores introjetados. É objetivo deste estudo compreender como o contexto de vida pode interferir na imagem que uma pessoa constrói de si própria. O presente projeto focaliza alunos que freqüentam cursos de Pós-Graduação. |
METODOLOGIA: |
Participaram da pesquisa 30 sujeitos para cada estudo, 15 do sexo feminino e 15 do sexo masculino, selecionados aleatoriamente. A coleta de dados foi realizada através de um questionário auto-aplicável composto por perguntas fechadas e abertas. Os dados foram tabulados através do sistema de análise que fundamenta os programas SPSS.13 e Sphinx, analisados e interpretados. |
RESULTADOS: |
Os resultados apontaram que ocorre, no ambiente acadêmico, uma inversão de valores entre aluno/professor que pode interferir na percepção que o estudante apresenta do professor idoso. Isto porque é o aluno que se torna alguém dependente, desvalorizado e limitado no que tange o saber. Esta inversão de valores parece amenizar a visão de preconceito na academia. Devido ao desejo de alcançar postos e à barreira tecnológica suscitada pelo profissional idoso, os sujeitos que referiram possuir relação profissional com pessoas idosas, foram os que demonstraram possuir uma imagem mais negativa do velho. A percepção sobre a pessoa idosa se caracteriza, principalmente, por certa ambivalência. Enquanto, percentualmente, os aspectos positivos da velhice se destacam, a quantidade de aspectos negativos citados é significativamente maior. Constatou-se uma discordância percentual entre a existência ou não de preconceito por parte dos participantes da pesquisa e a quantidade de aspectos positivos/negativos da velhice citados pelos mesmos. Isto confirma a ambivalência e aponta para a supremacia da tentativa de se fornecer uma imagem social própria ao interlocutor do que, propriamente, uma reflexão acerca da imagem real que se tem da pessoa idosa. |
CONCLUSÃO: |
Como conclusão, tem-se que a percepção que os outros apresentam sobre os idosos é influenciada pelo tipo de relação que se estabelece com os mesmos. Além disto, há uma discordância percentual entre a existência (ou não) de preconceito por parte dos participantes da pesquisa e a quantidade de aspectos positivos/negativos da velhice mencionados por estes. |
Palavras-chave: Envelhecimento, Psicogerontologia, Idade adulta. |