63ª Reunião Anual da SBPC |
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física |
UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA DA NANOTECNOLOGIA PARA O ENSINO MÉDIO |
Naiara Cipriano Oliveira 1 Thiago de Brito Pereira 1 José Ricardo Rodrigues Duarte 2 |
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI 2. Prof. Dr./ Orientador - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI |
INTRODUÇÃO: |
A nanotecnologia está relacionada com uma tecnologia desenvolvida em escala nanômetrica, consiste na construção de estruturas a partir do rearranjo de átomos de um determinado material. Entretanto, essa escala é muito reduzida para a percepção humana, o nanômetro é uma subunidade do metro e corresponde à sua bilionésima parte, o que remete a uma atividade realizada em laboratórios altamente sofisticados. Essa temática com o passar dos anos vem tomando dimensões significativas a níveis mundiais. Dessa forma, a apresentação da nanotecnologia aos alunos do Ensino Médio se faz necessária, uma vez que sua abordagem complementa a multidisciplinaridade de uma aprendizagem significativa. Tal apresentação pode ser realizada por meio de experimentos com materiais de baixo custo, nos quais o aluno compreenderá o mundo microscópico, observando as propriedades dos materiais nessa escala tão pequena. |
METODOLOGIA: |
Desenvolvimento por meio de experimentos com materiais de baixo custo, tais experimentos aproximam o aluno de uma realidade em miniatura que detém grandes poderes sobre os avanços tecnológicos atuais. Um experimento apresentado é a observação das dimensões moleculares de uma gota de óleo sobre a água, enfatizando o comportamento dos materiais dados através de proporções diferenciadas. |
RESULTADOS: |
Os experimentos apresentados demonstraram um excelente desempenho no que diz respeito à aproximação do aluno com o mundo microscópico e a percepção do comportamento desses materiais em escalas muito pequenas. Sendo assim, o envolvimento dos alunos nessa temática é de grande importância para uma aprendizagem significativa. |
CONCLUSÃO: |
Observando os resultados dos experimentos e a interação dos alunos na realização dos mesmos, pode-se concluir que a nanotecnologia deve ser apresentada para os alunos do Ensino Médio. Nesse contexto, a aproximação dos alunos com o mundo em miniatura fará com que eles entendam os grandes investimentos ocorrentes nessa área multidisciplinar que envolve Química, Física, Biologia, Eletrônica, Informática, Medicina entre outras. |
Palavras-chave: Nanotecnologia, Ensino Médio, Aprendizagem significativa. |