63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA DE ALUNOS COM 6 ANOS DE IDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL
Fabiana Muniz Mello Félix 1
Renata Cristina Lacerda Cintra Batista Nascimento 1, 2
Tatiane Lebre Dias 3, 4
1. Mestranda em Educação, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
2. Docente do Depto. de Pedagogia, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT
3. Docente Depto. de Psicologia – Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
4. Docente no Programa de Pós-graduação em Educação/Orientadora - UNEMAT
INTRODUÇÃO:
Pela lei Federal nº 11.274/2006, o ensino fundamental passou a ter a duração de 9 anos, e a criança de seis anos a integrar o 1º Ano do Ensino Fundamental, assim essa fase se constituirá em uma possibilidade para qualificar a aprendizagem dos conteúdos da alfabetização e letramento. Considerando o desenvolvimento da linguagem de crianças de seis anos na perspectiva teórica sócio-histórica, nota-se que os signos são os instrumentos que mediam a linguagem, e consequentemente a aprendizagem. Desse modo, aos 6 anos de idade a aquisição de um sistema lingüístico organiza os processos mentais da criança, dando forma ao seu pensamento,assim, a linguagem sistematiza a sua experiência direta e serve para orientar seu comportamento. Essa linguagem que a princípio era externa se transforma em linguagem interna, desse modo, a criança passa a adquirir a função auto-reguladora, sendo capaz de controlar suas atividades mentais e seu comportamento, daí a importância da linguagem no desenvolvimento do pensamento. Com base nesses aspectos, esse trabalho teve por objetivo avaliar alguns requisitos para o desenvolvimento da leitura e escrita em alunos com 6 anos de idade do Ensino Fundamental de duas escolas públicas de Cáceres/MT.
METODOLOGIA:
Participaram do estudo um total de 35 alunos, divididos em 2 grupos, G1 (N=16), sendo 10 meninos e 6 meninas com idade média de 6 anos e 6 meses, e G2 (N=19), composto por 14 meninas e 5 meninos com idade média de 7 anos e um mês. Avaliou-se os alunos a partir do Instrumento de Avaliação do Repertório Básico para Alfabetização (IAR), composto por 13 atividades e neste estudo dividido em duas áreas, a saber: a) tarefas de execução ou não-verbais: esquema corporal, lateralidade, posição, direção, espaço, tamanho, quantidade, forma, discriminação visual, coordenação motora fina e análise e síntese; b) tarefas verbais: discriminação auditiva e verbalização de palavras. Ao final obtêm-se uma classificação: a) acerto total (100%) nenhuma dificuldade; b) metade de erros no item (<50%) alguma dificuldade, e c) mais da metade de erros no item (>50%) muita dificuldade. Os resultados foram calculados em forma de proporção média de acertos. O instrumento foi aplicado coletivamente, no período de 3 dias, sendo algumas tarefas realizadas de forma individual (Análise-Síntese e Verbalização de palavras).
RESULTADOS:
Do total geral de alunos a maioria foi classificada com alguma dificuldade na realização de tarefas de execução (N= 34) e apenas um aluno teve muita dificuldade. Em relação às tarefas verbais mais de 77% (N= 27) dos alunos apresentaram alguma dificuldade, três alunos com muita dificuldade e apenas cinco alunos com nenhuma dificuldade. Com base nos resultados pode-se notar que o G1 apresentou alguma dificuldade nas tarefas de execução (M=0,82), dentre elas: análise e síntese (M= 0,38) e coordenação motora fina (M= 0,41). Nesse item os alunos tiveram acerto total ou menos dificuldades em: direção (M= 1), espaço (M= 1) e quantidade (M= 0,95). Nas tarefas verbais observou-se maior dificuldade (M=0,71) comparada as tarefas de execução, principalmente em discriminação auditiva (M= 0,66), ou seja, na capacidade de identificar e verbalizar palavras com sons iniciais e terminais, iguais e diferentes. G2 também apresentou alguma dificuldade nas tarefas de execução (M=0,80), dentre elas: coordenação motora (M=0,39), forma (M=0,64) e análise-síntese (M=0,77). Enquanto que na área verbal os alunos apresentaram melhor desempenho (M=0,94), principalmente na verbalização de palavras (M= 0,95). Houve diferença significativa no desempenho dos grupos na tarefa verbal (Média=G1: 0,71 e G2: 0,94).
CONCLUSÃO:
Comparativamente nas tarefas de execução os dois grupos se assemelharam, já nas tarefas verbais G2 apresentou diferença significativa no desempenho. A diferença encontrada nas tarefas verbais favorável ao G2 pode ser explicada possivelmente a partir da prática pedagógica dos professores. De modo geral, os alunos apresentaram alguma dificuldade nas tarefas avaliadas, tais como: forma, análise-síntese e discriminação auditiva. Considerando a idade média dos grupos e o desempenho, principalmente, nas tarefas verbais observa-se que esses alunos se encontram em pleno processo de aquisição de um sistema lingüístico, e consequentemente, do desenvolvimento do pensamento. Em relação ao instrumento, este se mostrou sensível para a avaliação do repertório da criança, no que diz respeito aos conceitos fundamentais para aprendizagem da leitura e escrita, bem como, fornece aos avaliadores informações sobre as habilidades ou conceitos que devem ser explorados nesse período escolar. Observou-se uma necessidade de ampliar o número de participantes nesse período escolar, de modo, a se compreender melhor a aquisição do sistema lingüístico em crianças de 6 anos de idade no ensino fundamental em fase de alfabetização.
Palavras-chave: Leitura e escrita, ensino fundamental, criança de 6 anos.