63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO: RUMO À UNIVERSIDADE
Valdete Côco 1
Letícia Cavassana Soares 2
Ana Paula da Silva Barbosa 3
Geisa Katiane da Silva 4
Jocielle Rodrigues Batista 2
Waldirene D’Ávila Bernabé 4
1. Profª Drª/ Tutora/Orientadora - Centro de Educação – UFES
2. Graduanda Pedagogia - UFES
3. Graduanda Educação Física - UFES
4. Graduanda Artes Visuais - UFES
INTRODUÇÃO:
A partir da observação de que, no contexto das problemáticas sociais, a educação vem se afirmando como um direito vinculado às políticas educacionais, fortalecendo a luta histórica pelo aumento da oferta e por programas de apoio à permanência, focalizamos a escolarização de jovens universitários de origem popular em aproximação a docência como perspectiva de campo de atuação profissional. O trabalho, vinculado ao desenvolvimento do Programa de Educação Tutorial: Conexões de Saberes - Projeto Educação – UFES/2011, está articulado com a pesquisa “Trajetórias de estudantes” e focaliza as trajetórias de estudantes que culminaram no ingresso na Universidade (em cursos de formação de professores). Nesse propósito, resgata os percursos até a entrada na universidade, situa a escolarização no conjunto das experiências vividas, explora os desafios presentes no progresso de escolaridade e considera as perspectivas apontadas para a continuidade da escolarização no meio universitário, observando as possibilidades da docência no horizonte profissional, em especial, à docência na Educação Infantil.
METODOLOGIA:
Tomamos as marcas nos percursos dos sujeitos, inseridas no jogo interativo das mediações sociais, que vão negociando os modos de configuração das trajetórias individuais na dinâmica complexa e conflituosa da vida cotidiana, de modo a aventar uma diversidade de possibilidades de itinerários que não se descolam das tensões negociativas no conjunto das lutas por conquistas sociais. Na precariedade das nossas pequenas conquistas, trabalhamos na aproximação das trajetórias até a chegada na universidade com um percurso metodológico vinculado à realização de estudo qualitativo exploratório, tendo como sujeitos dez alunos participantes do Programa de Educação Tutorial: Conexões de Saberes - Projeto Educação – UFES/2011, com procedimentos para a coleta de dados que abarcaram a produção de memoriais pelos universitários no momento do ingresso no Programa e a apresentação/discussão, em grupo focal, desses materiais (registrado em gravação de áudio), com vistas a captar novas análises das trajetórias empreendidas até a chegada à universidade.
RESULTADOS:
Pautamos o trabalho na ideia da educação como um direito que, no seu percurso, pode ser resignificada pelos diferentes atores sociais na dinâmica social, ecoando nas formas como negociamos os (des)incentivos aos jovens universitários de origem popular e nos distintos percursos formativos empreendidos. Nesse jogo social que cruza os esforços pessoais e as oportunidades sociais, costurando as diversas trajetórias destacamos, a partir dos dados, a origem de lugares e de tempos distintos, com a dificuldade financeira como elo entre os estudantes. Nesse contexto, muitas vezes a escolarização é descontinuada em função da demanda do trabalho ou se associa a ele, requerendo novos processos de mobilização para o retorno ou a permanência na escola. Mesmo com os empecilhos, a esperança marca a análise das trajetórias, num movimento de significação associado aos “apoiadores de jornada”: pais e amigos (mesmo que muitos tenham ficado pelo caminho) e também o acesso a projetos de apoio ao ingresso na universidade. De todo modo a valorização da escola (construída com experiências mais vinculadas à escola pública) se mostra como elemento de maior significação para avançar na escolarização, uma valorização creditada à possibilidade de ascensão social e desenvolvimento pessoal.
CONCLUSÃO:
Considerando que cada um/a constrói sua trajetória de um modo particular, vivendo várias experiências que dialogam os diferentes universos que constituem a totalidade da vida, a configuração das trajetórias dos estudantes até a chegada na universidade indica os desafios que emergem para os jovens de origem popular avançarem na escolarização. Desafios que persistem e apontam necessidade de mobilizar investimentos institucionais para a continuidade do percurso. Com isso, programas de apoio são necessários e se mostram atrativos para os estudantes. Nesse contexto, se determinados cursos, ligados à licenciatura, tendo a docência como horizonte de atuação, se mostram mais próximos as experiências dos estudantes, se evidencia a demanda de investir nos processos de formação inicial, numa parceria entre a necessidade de programas de apoio aos estudantes e o fortalecimento da docência como campo de trabalho.
Palavras-chave: Escolarização, Jovens Universitários, Formação Inicial.