63ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
O PAPEL DA COMISSÃO DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PERMANENTE E NA REESTRUTURAÇÃO DA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO DA FO/UFG
Bárbara Morais Arantes 1
Vânia Cristina Marcelo 2
1. Acadêmica do curso de odontologia - Faculdade de Odontologia - UFG
2. Profª Dra./ Orientadora - Faculdade de Odontologia - UFG
INTRODUÇÃO:
A realidade do mercado de trabalho odontológico atual, onde há excesso de profissionais, distribuição dos cirurgiões dentistas de forma irregular nas regiões brasileiras e empobrecimento da população, exige profissionais não simplesmente bons técnicos. Faz-se necessário também que sejam profissionais mais humanos, com práticas que considerem o indivíduo de forma integral. Assim, o docente mais que passar conhecimentos específicos sobre determinado tema, deverá trabalhar na perspectiva da formação do cidadão, contextualizando técnicas, conhecimentos e habilidades considerando o indivíduo com ética e sensibilidade. De modo geral os docentes da área da saúde tiveram uma formação extremamente tecnicista e pouco contato com áreas da didática, pedagogia e planejamento. Para superar essa deficiência foi criada a Comissão de Ensino (CE) na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG), com o propósito de subsidiar as ações docentes, para que pudessem ser atingidos os objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e para a implantação do novo currículo do curso de graduação. Esse estudo teve objetivo de identificar as ações da CE e sua influência na educação permanente dos docentes e na reestruturação da nova matriz curricular da FO/UFG.
METODOLOGIA:
O estudo foi realizado após submissão e aprovação pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Goiás (CEP/UFG), protocolo nº 011/2009. Utilizou-se da técnica de entrevistas narrativas semi-estruturadas gravadas e da análise documental, com levantamento em portarias, memórias, Projeto Pedagógico do Curso da FO/UFG (PPC), Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia (DCNO) e Projeto do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde. O período considerado para coleta de documentação da CE foi desde sua implementação, em 26 de março de 2007, até junho de 2010. Foram realizadas entrevistas com o Diretor do curso, com membros da Comissão de Ensino (docentes e TA) e com docentes e TA da FO/UFG selecionados aleatoriamente. A amostra final foi composta de 14 docentes e 06 TA. O número de entrevistas foi finalizado quando as categorias do discurso se repetiram, e chegou-se ao esgotamento. Os dados foram examinados com o uso da análise de conteúdo.
RESULTADOS:
A CE foi criada na FO/UFG em 26 de março de 2007, por meio da Portaria nº 005/2007. Dentre as ações levantadas destacam-se a construção participativa do PPC, o apoio ao planejamento das novas disciplinas e a realização das Semanas de Planejamento Administrativo e Pedagógico no início de cada semestre letivo, cumprindo o objetivo de elaborar e proporcionar momentos de reflexão e de comprometimento com a melhoria do modo de ensinar e de aprender, prática que vem sendo realizada em outras instituições de ensino em todo o País com diversas variações de forma e conteúdo. Outros temas trabalhados foram realidade do ensino em saúde, aspectos administrativos do curso, enfrentamentos e realizações do cotidiano de uma ou outra fração da faculdade (departamentos, disciplinas, etc.). A CE influenciou a adequação das disciplinas do novo currículo à realidade da FO/UFG, inclusive estimulando a adoção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, onde o professor não configuraria como única fonte de saber. Apesar disso os docentes sentem certa insegurança na adoção dessas metodologias. Fator negativo foi a falta de divulgação das ações da CE, inclusive para os discentes da instituição.
CONCLUSÃO:
A CE tem papel fundamental na implementação e no acompanhamento da reestruturação curricular da FO/UFG, bem como na educação permanente de docentes e TA da instituição. Entendendo que a capacitação dos docentes é fator fundamental para implementação da Nova Matriz Curricular, fica clara a necessidade de uma reformulação das estratégias de ação da CE e de realizar uma agenda de capacitação permanente de docentes e TA.
Palavras-chave: Educação Permanente, Comissão de Ensino, Diretrizes Curriculares Nacionais.