63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A HERMENÊUTICA DE HABERMAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
Abdael Gaspar de Sousa 1
Catia Piccolo Viero Debechi 2
1. Graduando em História e Bolsista (CNPq)
2. Prof.(a) Dra./Orientadora - Faculdade de Educação (UnB)
INTRODUÇÃO:
O trabalho busca discutir a proposta da hermenêutica reconstrutiva de Habermas como alternativa epistemológica para repensar a pesquisa em educação diante da pluralidade teórico-interpretativa. Trata-se de uma proposta teórico-metodológica inovadora capaz de atender as exigências da cientificidade em suas diferentes manifestações, afirmando-se como abordagem alternativa às pesquisas qualitativas que vem sendo realizadas. Ela aborda a relação sujeito e objeto como pertencentes da mesma realidade objetiva, explicitando a impossibilidade de uma verdade não linguística. O conceito de verdade aclamado aqui recebe o sentido filosófico de uma racionalidade comunicativa que permite a emancipação social por meio de um procedimento discursivo motivado e livre de coações. As diferentes interpretações do mundo encontram no discurso a possibilidade de um saber confiável, sempre susceptível de refutação.
METODOLOGIA:
O trabalho se fundamenta na própria perspectiva da hermenêutica reconstrutiva, buscando compreender a possibilidade dos propósitos comunicativos habermasianos contribuírem no processo investigativo dos problemas da área. A proposta visa discutir em que sentido a validação pelo consenso poderia ser utilizada como recurso de produção de conhecimentos confiáveis na educação diante da pluralidade interpretativa presente na área. Ela se coloca como uma investigação interpretativa aberta ao diálogo e à crítica encaminhada ao acordo com os estudiosos do assunto.
RESULTADOS:
A hermenêutica reconstrutiva pode ser considerada uma forte candidata epistemológica para as pesquisas em educação, tendo em vista o seu potencial de validação dos saberes da área por meio da comunicação racional. A abordagem está encaminhada para uma revitalização do sistema social, se colocando como perspectiva metodológica capaz de lidar com múltiplas compreensões teóricas em favor de resultados acordados que intensificam aprendizagem da área. A aprendizagem deixa de acontecer de forma fragmentada por diferentes e distanciadas teorias, para se assentar na construção coletiva permitida pelos acordos. Trata-se de uma proposta inovadora que estabelece na comunicação a possibilidade de assegurar a rigorosidade e a legitimidade necessárias às pesquisas qualitativas. É uma alternativa pertinente de renovação dos discursos desgastados em que o poder de decisão é dado a uma intersubjetividade empenhada ao entendimento.
CONCLUSÃO:
A hermenêutica habermasiana surge como proposta para repensar as pesquisas educacionais através da racionalidade comunicativa, possibilitando um diálogo entre diversas perspectivas interpretativas. A proposta sugere o acerto comunicativo entre múltiplas interpretações dos indivíduos que pretendem se entender sobre algo no mundo por meio da apresentação de razões que podem ser aceitas ou rejeitadas. Tal perspectiva se apresenta como recurso de qualificação do conhecimento educacional diante da conjuntura de crítica aos fundamentos absolutos e emergência da pluralidade compreensiva. Ela possui um caráter de emancipação que oferece oportunidade de, por meio da conversação entre as diferentes interpretes, desenvolver mudanças práticas em favor de melhorias universais. Trata-se de uma possibilidade de gerar consensos entre os interlocutores educacionais comprometidos com a vida prática e coletiva.
Palavras-chave: Hermenêutica, Método, Educação.