63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Educação Ambiental: Plante Futuro
Estevão Julio Walburga Keglevch de Buzin 1
Chelry Fernanda Alves de Jesus 1
Ivonete Maria Parreira 2
1. Colégio Estadual Santa Luzia
2. Centro Científico Conhecer
INTRODUÇÃO:
A educação ambiental é uma necessidade, principalmente com o aumento da industrialização. A preocupação com meio ambiente e a necessidade do desenvolvimento sustentável passou a integrar o ensino nas escolas, então pensando na importância da conscientização dos alunos quanto à preservação do meio ambiente e o seu desenvolvimento sustentável, o Colégio Estadual Santa Luzia executou o projeto Plante Futuro no ano de 2010. O projeto possui duas linhas. A linha produtiva, em que foi realizado o aproveitamento de áreas ociosas da escola com a finalidade de promover a conscientização dos alunos, além de realizar o seqüestro de carbono na atmosfera e criação de um micro clima agradável na proximidade da escola. A espécie escolhida foi a Tectona grandis (Teca), que possui valor comercial. Um dos focos do projeto foi o planejamento futuro, para que a escola possa obter renda deste plantio e conquistar certo grau de independência econômica para realização dos seus objetivos. A outra linha do projeto é a preservação ambiental, em que 125 alunos do Colégio realizaram o plantio de 2.000 árvores nativas do Cerrado em uma área de mata ciliar com problemas de erosão e risco ao recurso hídrico próxima da escola.
METODOLOGIA:
Foi realizado um estudo de atividades que pudessem ser desenvolvidas pela escola com pequeno investimento. Desta forma, mapeou áreas com problemas ambientais, perto da escola para a implantação do projeto de plantio de plantas nativa do Cerrado. Esta é uma área de mata ciliar onde foi realizado o plantio das árvores com participação de cinco turmas do Ensino Médio, totalizando 125 alunos. Antecedendo a este plantio, foram realizadas visitas aos moradores próximos da área escolhida para informar o que seria feito e pedir empenho para a proteção do plantio. Os alunos plantaram também árvores da espécie de Tectona grandis (Teca), na área interna da escola, que serão utilizadas economicamente no futuro. O projeto também realizou o levantamento de suas emissões de carbono para que seja possível fazer a sua neutralização através deste plantio de árvores. Para o cálculo foi utilizado a ferramenta GHG Protocol, disponibilizado pelo IBF- Instituto Brasileiro de Florestas, responsável pelo Programa Plante Árvore.
RESULTADOS:
A execução do projeto aconteceu em novembro de 2010 com o plantio de 2.000 árvores nativas do Bioma Cerrado em região de mata ciliar próxima a escola, além de 160 árvores da espécie Tectona grandis, na área interna da escola.
O projeto passou a ser referência para as outras escolas, sendo divulgado através de parceria com a organização não governamental Centro Científico Conhecer, e o projeto “liderança nas escolas” proporcionado pelo British Council- Conselho o Britânico, do qual a escola participa.
O projeto contribui para o aprendizado dos alunos, além de preservar o Cerrado e promover um ambiente sustentável, pois de acordo com o levantamento de carbono feito pelo sistema GHG Protocol, é necessário o plantio de 328 árvores por ano para neutralizar todas as emissões de carbono da escola. Como foi realizado o plantio total de 2160 árvores, conseguiu-se neutralizar as emissões de carbono por mais de seis anos de atividades da escola. Este fato é importantíssimo quando se percebe que poucas instituições se preocupam com o desenvolvimento sustentável.
Outro ponto relevante foi à satisfação da comunidade com a ação dos alunos, que se comprometeu em zelar pelas árvores plantadas.
CONCLUSÃO:
Educação ambiental e sustentabilidade são palavras que não devem estar presentes apenas em discursos e concepções distantes de ações práticas. Atitudes simples como plantar árvores possibilita a reflexão sobre as relações dos seres entre si, do ser humano com ele mesmo e do ser humano com seus semelhantes, ampliando sua consciência para a importância de preservar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. Portanto, o projeto Plante o Futuro possibilitou os alunos, do Colégio Estadual Santa Luzia, interagir com o meio em que vive de forma mais consciente e participativa, colaborando de forma significativa para o Meio Ambiente e a preservação do Cerrado Brasileiro.
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável, educação ambiental, meio ambiente.