63ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
UMA REFLEXÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO NA PRÁTICA DOS DOCENTES NO CENTRO DE ENSINO Y BACANGA SÃO LUÍS/MA |
Ana Jéssica Corrêa Santos 1 Débora Suzane Gomes Mendes 1 José Carlos de Melo 3 |
1. Depto de Educação II-Universidade Federal do Maranhão- UFMA 2. Prof. Dr./Orientador- Depto de Educação II-Universidade Federal do Maranhão- UFMA |
INTRODUÇÃO: |
Este resumo tem por objetivo discutir a importância da prática docente na construção do pensamento crítico, a qual deve estimular os alunos a refletirem criticamente sobre a sua realidade social, planejando e promovendo na sala de aula situações em que o aluno estruture suas idéias, analise seus próprios processos de pensamentos (acertos e erros), expresse suas opiniões, ou seja, um agente crítico numa realidade social construída. |
METODOLOGIA: |
Na presente pesquisa bibliográfica e exploratória, realizada numa escola pública estadual de São Luís - Ma, foram utilizados como instrumentos de pesquisa, entrevistas com professores buscando investigar quais os métodos utilizados em sala de aula para estimular a criticidade dos alunos e como estes são trabalhados e observação do plano de aula e recursos didáticos. |
RESULTADOS: |
A partir das entrevistas e das observações percebemos que os docentes embora tenham conhecimento do que seja uma prática crítica, não dão ênfase aos conteúdos e recursos didáticos que estimulam o pensamento crítico, contribuindo para a reprodução de estudantes que tem medo de pensar criticamente, pois, para que se tenha uma aprendizagem significativa é necessário interpretação da realidade e não omissão da mesma. Assim, constatamos que os professores não realizam interdisciplinaridade de conteúdos, não ocorre o compromisso em explicitá-los em sua totalidade, fazendo com que os assuntos abordados sejam fragmentados, desta forma, os professores limitam a sua ação e reflexão à aula e ao contexto imediato, submetendo-se as rotinas. |
CONCLUSÃO: |
O estudo buscou analisar a construção da pedagogia do pensamento crítico na prática docente no Centro de Ensino Y Bacanga, concluímos que os professores atuam de forma que não favorecem os seus alunos a tomar uma postura crítica diante do seu contexto social juntamente com os assuntos estudados. Sendo assim, para que ocorra uma prática crítica é necessário que os professores adotam uma postura crítica-reflexiva, dentre estas, devem ter atitudes e ações críticas frente ao mundo capitalista, possuir saberes científicos da docência, além de experiências metodológicas de caráter inovador e interdisciplinar conduzindo os seus alunos a construir uma visão crítica e investigativa de suas ações e relações com o mundo. |
Palavras-chave: Educação, Pensamento Crítico, Docência. |