63ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 3. Serviços Urbanos e Regionais
O MANEJO DO ATERRO CONTROLADO DO MUNICÍPIO DE JI-PARANÁ
Agliane Silva Lopes 1
Magda Amaro Gonçalves 1
Mailon Aguimar Lima 1
Max Fabricio Falone 1
Lediane Fani Felzke 2
1. Instituto Federal de Rondônia-IFRO
2. Prof. Orientadora - IFRO
INTRODUÇÃO:
Atualmente, um dos principais causadores de impactos ambientais é a maneira indevida com que cada indivíduo lida com o lixo, pois seu armazenamento inadequado causa sérios prejuízos. Dependendo da maneira como este é descartado, provoca não só poluição como também um grande desperdício de matéria-prima. Assim, a preocupação com o que fazer com o lixo é grande. No município de Ji-Paraná, em Rondônia, não é diferente. Até meados de 2007, os resíduos sólidos eram depositados em um “lixão” a céu aberto. A partir de 2007 a Prefeitura Municipal transferiu o depósito de resíduos para um aterro controlado devido a necessidade de melhorar o armazenamento do lixo produzido pelo município. O objetivo desta pesquisa foi verificar se a mudança para o aterro controlado possibilitou uma diminuição dos impactos ambientais ocasionados pelos resíduos sólidos, bem como averiguar se os procedimentos utilizados no tratamento do lixo são adequados.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi conduzida primeiramente através de revisão bibliográfica e análise documental. Após, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas junto aos órgãos responsáveis, o que proporcionou um maior entendimento na forma de coleta. Inicialmente identificou-se o funcionamento e a legislação que envolve um aterro controlado. Em seguida, utilizando como técnica de coleta de dados a observação não-participante, foram feitas observações in loco. Através da visita ao local foi possível investigar a maneira como os diferentes tipos de lixo são tratados no aterro controlado, comparando assim os resultados obtidos com os padrões de qualidade existentes.
RESULTADOS:
O aterro controlado, também conhecido como lixeira controlada, localizado no município de Ji-Paraná/RO, foi inaugurado no ano de 2007, ocupa uma área de 1,4 ha e fica situado no Km 9 da BR 364, distante cerca de 12 a 13km da sede do município. Constitui-se em uma forma intermediária de armazenar lixo, pois não pode ser considerado um aterro sanitário, mas é mais estruturado do que um simples depósito. Diversas pesquisas foram feitas para determinação da área do atual aterro controlado, como: sondagem, topografia, presença de água, entre outros fatores considerados importantes, para a construção do aterro, visando o bem da população e do meio ambiente. No entanto, verificou-se que não há tratamento do chorume, nem aproveitamento do biogás. Além disso, os catadores autorizados a reciclar o lixo no local não possuem materiais de segurança para lidar com o lixo tais como botas, luvas e máscaras, entre outros.
CONCLUSÃO:
Através dos resultados obtidos na pesquisa constatou-se que o atual aterro controlado não está totalmente dentro dos padrões de armazenamento de resíduos sólidos. Falta tratamento adequado para alguns resíduos e, além disso, os catadores ficam expostos a doenças e insetos. A despeito disto, foi a alternativa encontrada pela Prefeitura Municipal para o destino final de todo o lixo produzido no município, cerca de 70 toneladas diárias. Apesar de não ser a melhor opção, verificou-se que, a partir da implantação do aterro controlado, houve uma maior preocupação com os impactos ambientais e um tratamento mais adequado dos resíduos sólidos produzidos no município.
Palavras-chave: Resíduos sólidos, Aterro controlado, Município de Ji-Paraná.