63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 5. Teoria e Análise Lingüística
DESENVOLVIMENTO DE VOCABULÁRIO BÁSICO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
Jéssica Estély Chiareli Nazareth 1
Joab Santana Cananéia 1
Daniel Aldo Soares 2
Simone Silva Machado 3
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, campus Inhumas - IFG
2. Prof. Ms. / - Orientador - Departamento de áreas acadêmicas – IFG, campus Inhumas
3. Prof.ª Dr. / - co-orientadora - IFG, campus Inhumas
INTRODUÇÃO:
A Ciência e Tecnologia de Alimentos tem sido uma área de constante expansão. Seu crescimento exige aos profissionais maior interação entre ciência e realidade, promovendo o que se convencionou chamar de comunicação tecno-científica, influenciada pelo surgimento exorbitante de novos conceitos.
Dessa forma, a Ciência e Tecnologia de Alimentos passou a exigir dos profissionais, principalmente, dos estudantes da área, a identificação e, portanto, vinculação entre língua e realidade.
No mundo atual, a forma mais eficiente de promover essa “clarificação conceitual” que passou a ser exigida, especialmente nas áreas emergentes, como é o caso da Ciência e Tecnologia de Alimentos, é através da vinculação à chamada Ciência da Linguagem, cujos destaques são a lexicografia e a Terminologia (FERREIRA, 2000).
Portanto, a criação de uma obra lexicográfica ou terminológica caracteriza uma necessidade ascendente para a área de Alimentos, já que se torna inegável sua classificação como instrumento de apoio, que não só facilitará o desenvolvimento de estudos e pesquisas da área em questão, como permitirá sua expansão de forma eficiente.
METODOLOGIA:
À princípio, a pesquisa exigiu a delimitação de corpus dentro das obras publicadas em Tecnologia de Alimentos, optou-se pela escolha do livro “Tecnologia de Alimentos” de José Evangelista - por ser o texto de maior relevância da área. No entanto, é importante ressaltar que a construção do Vocabulário não se restringiu apenas à Evangelista, mas sua obra serviu como principal corpus, já que o objetivo é a construção de Vocabulário, que não possui um corpus tão abrangente como os dicionários por exemplo, puramente nomenclaturas.
Após essa delimitação se iniciou estudo e leitura das obras e, a partir de então, escolha dos vocábulos em grau de importância: grande, média e menor relevância. Em seguida partiu-se para a construção de conceitos que constituem o Vocabulário. Além disso a pesquisa exigiu leitura bibliografia lexicográfica e terminológica e desenvolvimento de um método de escritura dos vocábulos e respectivos conceitos, para finalmente realizar a sistematização do vocabulário, estabelecimento da tipografia e sua construção propriamente dita.
RESULTADOS:
Após o período de desenvolvimento do trabalho, o principal objetivo foi alcançado. Produziu-se um Vocabulário Básico de Ciência e Tecnologia de Alimentos, através da conceituação dos principais termos encontrados na obra de José Evangelista, de maior relevância para a Tecnologia de Alimentos. E que pode sim ser usado como instrumento de apoio à aprendizagem para pesquisadores e profissionais da área, promovendo o “surgimento de sujeitos ativos e reflexivos no meio acadêmico e sociedade” (RODRIGUES, 2010).
CONCLUSÃO:
Apesar da produção do Vocabulário, não se encontrou, até o presente momento, nenhuma forma de disponibilização do mesmo para pesquisadores e estudantes da área, além da sociedade em geral, o que, de certa forma, impede o real sucesso da pesquisa. Estuda-se algumas possibilidades de disponibilização do Vocabulário e de continuidade da sua construção, uma vez que a não aplicação de uma pesquisa e/ou produção científica à realidade cotidiana a torna vã e sem sentido. É preciso admitir que a construção do Vocabulário Básico é sim muito importante para a área, mas para tanto é necessário que ele seja disponibilizado de forma que todos os interessados tenham acesso. Além disso a produção também serve como grande divulgadora de ciências emergentes capazes de suprir algumas necessidades acadêmicas e científicas: a lexicografia e a Ciência e Tecnologia de Alimentos, que muitas vezes não possuem, ou não recebem, o (re)conhecimento adequado, principalmente por indivíduos de áreas que não essas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FERREIRA, Alice Maria de Araújo. Para um vocabulário fundamental da obra de Milton Santos – com equivalência em francês. Tese (doutorado) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2000.
RODRIGUES, Gislaine. Lexicografia e o ensino de expressões idiomáticas da língua portuguesa. Tese (doutorado) – resumo expandido. Disponível em:< www.mel.ileel.ufu.br/gtlex/.../Gislaine_Rodrigues.pdf
Acesso em: 14/11/2010>.
Palavras-chave: Léxico, Conceito, Ciência e Tecnologia de Alimentos.