63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
TEORIA CRITICA E A CULTURA LOCAL NO LIVRO DIDÁTICO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NA ESCOLA Y BACANGA EM SÃO LUÍS- MA.
Dinair da Silva Ferreira 1
Isabel Araújo Lima 2
Juliana Rodrigues Oliveira 3
José Carlos de Melo 4
1. Graduanda do Curso de Pedagogia, Bolsista do PIBID CAPES/ UFMA
2. Graduanda do Curso de Pedagogia, Bolsista do PIBID CAPES/ UFMA
3. Graduanda do Curso de Pedagogia, Bolsista do PIBID CAPES/ UFMA
4. Prof. Ms./Orientador – Coordenador de Área do PIBID Pedagogia, Depto. de Educação II, UFMA
INTRODUÇÃO:
Esta investigação teve por objetivo verificar como são estabelecidas as relações da cultura local dos estudantes da Escola Y Bacanga e como elas se apresentam nos livros didáticos utilizados pelos mesmos, a fim de compreender a complexidade dos objetos e suas relações com as forças sociais, políticas e principalmente culturais, com vistas a esclarecer as relações teórico-didáticas apresentadas nos mesmos e a relação com a vida prática de cada indivíduo.
METODOLOGIA:
Na presente pesquisa de cunho exploratório, que tem como característica, visar uma familiarização com o fenômeno investigativo, a fim de proporcionar uma visão geral dos fatos, observou-se textos, imagens e atividades propostas nos livros didáticos trabalhado pelos alunos na escola Y Bacanga verificando os princípios de vida característicos dos grupos escolares particulares, assim como perceber as estratégias utilizadas pelos professores no que diz respeito à cultura local dos educandos abordadas nos livros, para tanto utilizamos entrevistas com os professores a fim de obter informações concretas sobre como estes relacionam os conteúdos do livro didático com a realidade local dos educandos.
RESULTADOS:
A análise dos resultados confirmou que existem pouca relação dos conteúdos propostos nos livros didáticos, com a cultura local dos estudantes, assim como para o processo de construção da identidade dos mesmos. Apesar dos professores utilizarem diferentes estratégias teórico-metodológicas a fim de suprir a inexistência de conteúdos referentes à cultura maranhense estabelecendo assim, ênfase na cultura local, através de textos, realização de projetos culturais, peças teatrais que abordam temáticas referentes à religião, costumes, folclore, dentre outros aspectos relativos à cultura dos estudantes.
CONCLUSÃO:
O desenvolvimento e estudo da cultura local contribuem para o processo de construção da identidade dos educandos. Sendo que na maioria dos casos, os livros são produzidos e editados procurando atender todas as regiões em nível nacional, por isso acaba privando a cultura regional. Constatou-se também que há uma real necessidade de estudos culturais locais que incentivem, considerem e respeitem as especificidades étnicas, geográficas, históricas e principalmente culturais dos educandos.
Palavras-chave: Teoria Crítica, Cultura Local, Livro Didático.