63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ABORDAGENS SIGNIFICATIVAS PARA O COMBATE A DENGUE A PARTIR DO CONHECIMENTO DO VETOR Aedes aegypit, ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE PÚBLICA
Kallil Costa de Sá 1
Raquel Marques de Oliveira 1
Stefani Nascimento 1
Taylane Marine Santana 1
Maria Nazaré Stevaux 1, 2, 3
1. Instituto de Ciências Biológicas - UFG
2. Profa. Dra.
3. Orientadora
INTRODUÇÃO:
A Dengue é uma doença epidêmica que se tornou um problema de saúde pública em Goiânia, devido às boas condições climáticas e a organização urbana que favorece a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. O ultimo levantamento realizado na cidade (LIRAa abril/2011) apontou um índice de infestação 4 (quatro) vezes maior do que o considerado adequado pelo Ministério da Saúde, levando o governo a intensificar as ações de combate ao vetor. Apesar do empenho de instituições governamentais para a conscientização da população, os resultados esperados não têm sidos alcançados. O presente trabalho propõe a difusão e popularização do conhecimento científico a partir de diálogo, banco de imagens, atividades lúdicas e exercícios de conscientização acerca do mosquito Aedes aegypti e as arboviroses transmitidas pelo mesmo, com ênfase em Dengue, para crianças de 9 a 13 anos do Convento Mãe Dolorosa.
METODOLOGIA:
Foi realizado um trabalho educacional por meio de palestra e acervo do banco de imagens do Programa FaunaCO, visando possibilitar uma vivência efetiva nas temáticas relacionadas à Dengue. Na atividade foi abordado o ciclo de vida do Aedes aegypti, a morfologia nas diferentes fases, características do ovo, larva, pupa e mosquito adulto, com destaque para o último. Apresentou-se o modo de reprodução e os principais locais de oviposição característicos da espécie, hábitos do mosquito adulto, diferenciação morfológica entre o macho e a fêmea do adulto, além de preferências alimentares. Para cada tema abordado utilizou-se de imagens para auxiliar a compreensão do exposto adequando a linguagem ao nível etário e escolar dos alunos e fazendo a transposição didática do assunto. Após as atividades expositivas, foi proposta uma atividade lúdica, do tipo jogo de perguntas, visando à fixação do conteúdo. Aplicou-se um questionário pré-intervenção, contendo 05 (cinco) questões subjetivas acerca do apresentado, antes das atividades e um pós-intervenção para que pudesse ser feito uma análise quantitativa (estatística) do conhecimento absorvido pelas crianças.
RESULTADOS:
Participaram das atividades 40 crianças, o que corresponde a 20% das crianças inscritas no Projeto PETI do Convento Mãe Dolorosa. Antes da ação educativa as crianças responderam a um questionário que continham 05 (cinco) questões do tema que seria abordado. Questionados sobre o que seria e como se adquire a Dengue, dos entrevistados, 51,28% responderam que Dengue se trata de uma doença, porém apenas 10,25% conheciam o vetor de transmissão. Considerando as respostas à pergunta sobre onde são depositados os ovos do Aedes aegypti e os cuidados que as suas famílias tomavam, 41,02% responderam que os ovos são depositados em água parada e 48,71% informaram que suas famílias tomam cuidado para evitar que se acumulem água em recipientes. O questionário pós-atividades apontou que 92,5% das crianças entendiam a Dengue como sendo uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e 95% responderam sobre a importância de não se deixar água parada, pois 100% dos entrevistados responderam que é em água parada que o mosquito faz a oviposição.
CONCLUSÃO:
A análise dos resultados apontou que uma maior porcentagem das crianças obtinha informações erradas ou imprecisas sobre o que seria a Dengue e seu combate. Esses conceitos inadequados são formados a partir de informações, muitas vezes, passadas de maneira informal, seja pela mídia ou através de campanhas. É necessário que se tenha um trabalho de organização e adequação de conhecimentos, pois partindo de informações incertas é possível que se tenha posturas equivocadas a respeito de como deve ser feito o combate ao vetor. Dessa forma, entende-se que a maior causa da doença ser uma epidemia seja esse repasse inadequado de informações ocasionando a incompreensão do papel da sociedade na interrupção do ciclo biológico do mosquito transmissor.
Palavras-chave: Aedes aegypti, Dengue, Arbovírus.