63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 5. Probabilidade e Estatística
Regressão Multinomial e as violações de direitos em Niterói
José Nilton de Sousa 1
Carlos Antonio Almeida Raeder 2
Paulo Cesar Ribeiro 3
Ione Hasegawa Kassuga 4
1. Prof. Doutorando - Programa Oficina do Saber - UFF
2. Professor - Programna Oficina do Saber - UFF
3. Professor - Programna Oficina do Saber - UFF
4. Professora Mestre - Programna Oficina do Saber - UFF
INTRODUÇÃO:
Apresentação dos resultados da aplicação da técnica de regressão multinomial para estimar parâmetros relativos às violações de direitos fundamentais de crianças e adolescentes na cidade de Niterói, Estado do Rio de Janeiro.
METODOLOGIA:
Com estudos realizados em 6761 prontuários, entre os anos de 1993 e 2001, estruturou-se um banco de dados, no programa SPSS, onde foi possível estimar a probabilidade de cada uma das classes da variável dependente Direito Violado a partir das variáveis: áreas de planejamento de Niterói; sexo; faixa etária e ano de registro da violação usando um modelo de regressão multinomial. O modelo multinomial foi ajustado com o software SPSS (v.15).
RESULTADOS:
A regressão multinomial foi utilizada para estimar a probabilidade de cada uma das classes da variável dependente Violação de Direitos (vida e saúde; respeito e dignidade; convivência familiar e comunitária; educação, cultura e lazer e profissionalização, proteção e trabalho) em função da área de planejamento (Norte; Praia da Baia; Oceânica; Pendotiba; Leste), sexo; faixa etária e ano de registro da violação de direito. O modelo ajustado é estatisticamente significativo (G2 (40) = 576,744; p = 0,001). Por exemplo, uma criança ou adolescente na faixa etária de 3 a 7 anos em relação a outra de 15 a 18 anos apresenta um rácio de chance de ter violação de direito em convivência familiar e comunitária relativo a violação de direito em vida e saúde (classe referência) de 35,1%; de 7 a 12 anos para 15 a 18 anos de 19,5% e de 12 a 15 anos para 15 a 18 anos não é significativo. As chances de uma violação em convivência familiar e comunitária relativamente a violação em educação para a variável ano é 2,6%, ou seja correspondente a um acréscimo de 2,6% ao ano. Um menino comparativamente a uma menina apresenta um rácio de chance de ter violação em convivência familiar e comunitária relativamente a educação de 21,9%.
CONCLUSÃO:
A técnica de análise categórica multinomial ao detalhar a diversificado da situação relativo às violações de direitos na cidade de Niterói possibilita ao poder público local planejamento de políticas públicas mais afinadas com o propósito de minimizar os conflitos que ocasionam tanto sofrimento a população infanto-juvenil.
Palavras-chave: Crianças e adolescentes, ECA, Análise Multinomial.