63ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 3. Toxicologia
HISTOPATOLOGIAS INTESTINAIS DO TELEÓSTEO Poecilia reticulata SOB EXPOSIÇÃO AGUDA AO HERBICIDA COMERCIAL ROUNDUP TRANBSORB®
Priscila Cândida Miranda 1
Thiago Lopes Rocha 1
Sandra de Sousa Santos 1
Mariane Brom Sobreiro 1
Viviane Gomes Barroso 1
Simone Maria Teixeira Sabóia-Morais 2
1. Depto. de Morfologia, Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – UFG
2. Profa. Dra./Orientadora – Depto. de Morfologia – ICB / UFG
INTRODUÇÃO:
O uso descontrolado de agrotóxicos para auxiliar o aumento da produção agrícola tem provocado a poluição aquática e alteração da saúde e equilíbrio das populações de peixes. Os poluentes aquáticos possuem diversas vias de adsorção e absorção nos organismos vivos, tais como a penetração dos tóxicos pelo tecido branquial ou pela ingestão de alimentos contaminados. Diversos autores têm sugerido que ambas as vias podem induzir alterações no sistema digestório dos teleósteos, além de promover a bioacumulação e biomagnificação dos tóxicos ao longo da cadeia e/ou teia alimentar. Um dos órgãos alterados pelos poluentes é o intestino dos peixes, principalmente porque esse órgão é responsável pelos processos de absorção de nutrientes, água, íons e xenobióticos, Nesse sentido, no presente trabalho analisaram-se as histopatologias intestinais de Poecilia reticulata após a exposição à água poluída com herbicida comercial Roundup Transorb® . Isso porque herbicidas baseados em glifosato são grandemente utilizados no controle de ervas daninhas anuais e perenes, monocotiledôneas ou dicotiledônea de plantações presente na região de Cerrado do Centro-Oeste brasileiro.
METODOLOGIA:
Fêmeas adultas de P. reticulata com 0,17 ± 0,08g de peso total e 2,56 ± 0,38cm de comprimento total obtidas do Biotério de animais aquáticos do Laboratório de Comportamento Celular (LCC/ICB/UFG) foram expostos a 3,5µl.L-1 do herbicida Roundup Transorb®em água declorinada, por um período total de zero (T0) e 24 (T24) horas. Oito fêmeas por grupo foram expostas ao herbicida em sistema estático, sem renovação de água e provido de aeração, e os aquários foram controlados quanto aos fatores físico-químicos da água. Após a exposição, os animais foram eutanizados por decapitação e o intestino dissecado. A região medial do sistema digestivo foi fixada por imersão em Karnovsky (glutaraldeído 2,5%, paraformaldeído 4% e tampão fosfato de sódio 0,1M pH 7,2) por 2 horas, incluída em historesina (Leica, Germany), seccionada com 2,5µm de espessura e corada com Azul de Toluidina (AT) 1% pH 8,4. A análise morfológica do epitélio intestinal foi realizada por meio da obtenção de imagens no fotomicroscópio LEICA DMLB - USA, com auxílio do programa VidCap, e o estudo qualitativo das histopatologias no programa Image Pro-Plus 6.0.
RESULTADOS:
Os animais do grupo controle apresentaram intestino com células caliciformes grânulos de secreção reativos ao Azul de Toluidina 1% pH 8,4, indicando a síntese de glicoconjugados que participará da formação do muco. Além disso, observou-se que alguns peixes, mesmo após 48 horas de restrição alimentar, apresentaram indícios de digestão continuada. O herbicida Roundup Transorb®, na concentração de 3,5µl.L-1 e período de exposição de 24h, causou alterações no sistema digestório do guaru P. reticulata . As principais alterações histopatológicas do intestino do guaru após a contaminação com o herbicida da água foram: vacuolização e hipertrofia dos enterócitos, os quais culminaram na dilatação intensa do ápice dessas células; alterações nucleares (formato nuclear irregular e/ou picnótico) de alguns enterócitos, e processos de eliminação celular no ápice das vilosidades intestinais, os quais indicam a morte celular de alguns enterócitos; alterações no formato de vilosidades intestinais: penetração de linfócitos e vasodilatação da lâmina própria. Além disso, alguns animais apresentaram células caliciformes com formatos irregulares, destruição do epitélio intestinal e fibrose na submucosa.
CONCLUSÃO:
Com uma grande quantidade de poluentes aquáticos que são utilizados no ambiente, a saúde dos peixes vem sendo afetada constantemente. Concentrações subletais, já são responsáveis por alterações consideráveis, a uma exposição de curto ou longo prazo, visto que esses níveis não causam a morte imediata do animal, conduzindo, contudo conseqüências morfológicas e fisiológicas.
As alterações encontradas no intestino do Poecilia reticulata ocorreram possivelmente mediante a concentração de 3,5µl.L-1 de Roundup Transorb®. Este produto diluído na água, é assimilado por ingestão pelo peixe, atingindo o intestino, órgão responsável pela absorção. Isso mostra que esses xenobióticos não devem ser utilizados indiscriminadamente pelo homem, como vem sendo administrados.
Palavras-chave: Sistema digestivo, Guaru, Roundup.