63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional
GESTÃO ESCOLAR: vivenciando na prática o saber e o fazer
Eva Maria Moraes Kritli Andrade 1
Maria Helena Alves 2
Fátima Aparecida da Silva Iocca 3
1. Acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT/bolsista PIBID
2. Profa.Esp./Supervisora PIBID - EMEB Thiago Aranda Martins
3. Profa. Dra./Coordenadora PIBID - Depto. de Pedagogia, UNEMT-SINOP/MT
INTRODUÇÃO:
A articulação, organização, do espaço escolar está relacionada à gestão educacional. A sociedade capitalista ainda apresenta características de poder, autoritarismo e visão empresarial de controle; o oposto da prática social, negligenciando o exercício do papel democrático, pois raramente se estabelece decisões com participação da comunidade escolar. Nas instituições escolares da rede municipal pública, o gestor, atua como coordenador e diretor, com o papel de prestar conta das metas e dos resultados educacionais previstos, sendo o principal responsável em atender os objetivos educacionais. Administrar é tarefa difícil. Na gestão democrática, todos os profissionais que atuam na unidade escolar têm responsabilidade sob a educação, pois a participação de todos os envolvidos contribui na construção do processo de desenvolvimento do ensino e aprendizagem, com colaboração e participação efetiva da comunidade. Nesta perspectiva o trabalho visa verificar a gestão educacional, nas escolas parceiras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID).
METODOLOGIA:
Os dados deste trabalho foram coletados na cidade de Sinop MT, nas escolas da rede Municipal de Ensino, parceiras do PIBID, EMEB Ana Cristina De Sena, EMEB Basiliano do Carmo de Jesus e EMEB Thiago Aranda Martins. No período de maio a dezembro de 2010, foram realizadas observações, relato dos bolsistas (24), com as 03 supervisoras, observação ativa, consulta bibliográficas e dos PPP(Projeto Político Pedagógico) destas instituições, objetivando compreender como os gestores atuam, quais as suas responsabilidades, a relação com a equipe de apoio, professores, alunos e comunidade, sua atuação, e a percepção da comunidade escolar referente a gestão. A colaboração e cooperação dos bolsistas das escolas parceiras do projeto, foram fundamentados por práticas vivenciadas.
RESULTADOS:
Contatou-se que há semelhanças em vários aspectos entre as escolas parceiras. A gestão é participante, são feitas reuniões com a comunidade escolar, inclusive com a participação dos bolsistas do PIBID, também possuem o conselho escolar atuante. O PPP (Projeto Político Pedagógico) está atualizado e o regimento escolar reformulado de acordo com as necessidades das escolas. As dificuldades encontradas são: falta de professores, dificuldade de locomoção até a escolas, rotatividade de alunos, estrutura física (uma das escolas a mais de 20 anos sem reforma), falta de materiais didáticos pedagógicos, bibliotecas (2 em implantação), ausência de refeitório (as crianças alimenta-se em pé, sentadas na grama ou na sala de aula), somente uma das escolas tem refeitório (colaboração dos pais). Também há pouca participação dos pais nas reuniões, devido à distância (muitos alunos da zona rural), bem como dos professores, pois além da falta de professores, muitos trabalham em mais de uma escola. Os gestores nas escolas parceiras estão sobrecarregados, devido à burocracia; tornando-se muitas vezes tarefeiros; sobrando pouco tempo para a articulação e efetivação de uma gestão de fato democrática.
CONCLUSÃO:
Busca–se uma gestão democrática educacional que valorize o conhecimento e aprendizado do aluno. Professores, coordenadores, diretores, alunos, pais de alunos e a comunidade devem estar envolvidos, tendo participação efetivamente para que a escola seja um ambiente democrático. Nas três escolas parceiras do PIBID em SINOP-MT ocorrem dificuldades semelhantes, mas, levamos em consideração que são escolas periféricas cuja população tem dificuldades de acesso a cultura, lazer e demais atividades sociais, e a escola não disponibiliza, nenhuma disponibiliza atividades que promova a participação, formas de vivenciar a unidade de ensino, procurando sempre o melhor para a Educação por meio do repensar, refazer e reconstruir, com a participação e maior autonomia das unidades escolares. Espera-se do gestor educacional atitudes como o compromisso de construir, e fazer com que a educação alcance a valorização dos conhecimentos dos educandos no processo de ensino aprendizagem. Contribuindo na formação de uma sociedade democrática, autônoma, participante e independente. Para isso, é necessário oferecer possibilidades de práticas consolidadas e possíveis de serem efetivamente vivenciadas no contexto educacional, assumindo o compromisso social com competência e responsabilidade.
Palavras-chave: Qualidade Educacional, Democratização no Ensino, Ensino Fundamental.