63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
AS CONCEPÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO DOS PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL
ARMINDA FERREIRA 1
CLAUDETE SCROCZNSKI 2
1. Profa. Autora - EMEB Basiliano do Carmo de Jesus - SEC.EDUCAÇÃO DE SINOP-MT
2. Profa. Orientadora - Depto de Pedagogia - UNEMAT - Univ.Estadual de MT
INTRODUÇÃO:
A proposta do trabalho é verificar e refletir sobre as Concepções de Alfabetização dos Professores, a importância do professor alfabetizador e suas práticas pedagógicas. A ampliação do tempo para a alfabetização, que vem se estendendo para outras séries ou ciclos, em decorrência das Políticas Públicas levou a mudanças no processo de ensino. O objetivo é verificar se, de fato, estes novos caminhos têm auxiliado na melhoria do ensino-aprendizagem dos educandos. As informações foram coletadas a partir de entrevistas e observações do contexto escolar, principalmente da sala de aula, a partir de uma reflexão teórico-metodológica baseada em Paulo Freire, Vygotski, Piaget e Freinet, entre outros.
METODOLOGIA:
Abordagem Qualitativa, através de um estudo de caso.
RESULTADOS:
De acordo com os dados pesquisados, percebem-se as angústias dos professores quanto ao processo de alfabetização. Segundo eles, o sistema não deixa outra alternativa se não passar os educandos para outra série, sugerindo uma certa alienação destes profissionais. Seguindo a linha da maioria, percebe-se, através dos dados, uma metodologia tradicional, na qual os professores são depositantes e os educandos os depositários do conhecimento. Observamos, também, a falência do nosso ensino no discurso dos profissionais que reclamam e imputam a culpa ao Sistema, à Instituição e a Família.
CONCLUSÃO:
Nada pode ser feito se não quiser, os profissionais precisam refletir e reconstruir suas práticas de ontem e de hoje para poder melhorar a prática do amanhã e fazer com que os educandos aprendam efetivamente a ler, escrever, interpretar e produzir, dominar as quatro operações fundamentais e, principalmente, fazer uma leitura de mundo que contribua para a sua formação enquanto gênero humano.
Palavras-chave: Educação,Alunos, Professores, Concepções, Alfabetização, Políticas Públicas.