63ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
O USO DA COMUNIDADE DO ORKUT COMO FERRAMENTA FACILITADORA DO APRENDIZADO NO ENSINO DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Raimundo Fagner Mendes da Silva 1
Lucas Lima Pereira Cardoso 1
Leonardo Fernando de Sousa Araujo 1
Ruth Moraes de Lima 2
1. Depto de Ciências Exatas e da Terra - IFPI
2. Profa. Especialista/ Orientadora - Depto de Formação de Professores (Inicial e Contínua) - IFPI
INTRODUÇÃO:
No mundo globalizado em que se vive, é de fundamental importância a conexão com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Com relação à educação, e ao ensino de Física mais especificamente, a inclusão dessas ferramentas acarreta um enriquecimento inovador na aprendizagem. A pesquisa que deu origem a este resumo trata exatamente de como o uso do Orkut, uma das tecnologias mais usadas pelos jovens estudantes, pode ser usado para facilitar a aprendizagem e fazer com que os alunos não vejam a Física como mais uma matéria de cálculos e fórmulas decorativas, como a matéria “reprovadora”. Objetivando facilitar o processo de ensino-aprendizagem de Física e a motivação dos alunos a resolver problemáticas relacionadas a temas variados da disciplina, trazendo-as para debater em sala de aula, foi criada uma comunidade no Orkut (a “comu”, como chamam) e a mesma divulgada na escola João Clímaco D’Almeida. Com a quantidade de acessos e comentários como ponto relevante, objetivou-se verificar a aceitação, por parte dos alunos, dessa ferramenta atual e poderosa para o aprendizado, mas que é pouco ou não usada, obtendo como resultado aulas mais produtivas e divertidas.
METODOLOGIA:
A pesquisa em questão foi de caráter qualitativo, feita na escola pública de ensino médio João Clímaco D’Almeida tendo como objetos de estudo os alunos do turno vespertino da referida escola, porém a comunidade ficou aberta a outros turnos e alunos de outras escolas que quisessem esclarecer suas dúvidas. Usando o Orkut como instrumento de coleta, foram postados vídeos e textos referentes aos respectivos temas abordados em sala, bem como foram feitas enquetes para saber o que precisa ser feito para melhorar as aulas, como os alunos gostariam que as aulas transcorressem, o que deveria ser mudado, enfim, a comunidade foi moldada à maneira deles e as opiniões levadas respectivos professores, pelo menos aos não inclusos na comunidade. Foram postados vídeos subjetivos, que instigaram a curiosidade e o senso crítico dos alunos. A parte do fórum e de enquete foram as metodologias mais usadas, uma vez que são as mais participativas da comunidade.
RESULTADOS:
Através dos fóruns os alunos trouxeram para a classe questões e dúvidas que eles tiveram após assistirem os vídeos ou lerem os artigos,comentando o que foi postado na comunidade. A aula tornou-se mais dinâmica e o professor passou a exercer um papel a mais: tornara-se um mediador entre os alunos e a informação “nova”. Através das enquetes e dos comentários, os professores procuraram melhorar as aulas o máximo possível, buscando novas técnicas para ensinar os conteúdos (paródias, dramatizações, aulas passeio, etc), o que causou entusiasmo aos alunos, pelo fato de que o mesmo agora falava a “língua” que eles entendiam. Um resultado inesperado, porém positivo, foi o de aproximação entre docentes e discentes, tudo através da comunidade. Cerca de 68% dos participantes da pesquisa acessam a comunidade regularmente em busca de novidades e de auxílio nos estudos. Os 32% restantes não frequentam regularmente porque não tem acesso à internet em casa, só através de lan houses. Foi notória a ativação dos alunos, que passaram a aprender com mais facilidade os conteúdos abordados em sala, pois já os tinham visto em parte na comunidade e em uma linguagem bem simples, com exemplos práticos e divertidos, enquanto alguns professores reorganizaram seus métodos e suas linguagens de ensinar.
CONCLUSÃO:
Com base nos resultados, conclui-se que o uso do Orkut como ferramenta metodológica é um caminho inovador para auxiliar e facilitar o aprendizado de Física, uma vez que o mesmo é uma das tecnologias mais usadas pelos mesmos. A mesma técnica pode ser usada em diversas redes sociais e de comunicação (facebook, MSN, twitter, blog, e-mail, etc), enfim, onde a criatividade do professor o levar para perto dos alunos. O jogo é levar a informação onde os alunos estão, visando incentivar cada vez mais a busca pelo conhecimento. Por outro lado, o foco da aprendizagem, os temas principais e os cálculos devem ter ainda bastante relevância, procurando-se sempre equilibrar ambas as partes. Provavelmente os resultados serão os mesmos, pois uma vez que o aluno veja o tema em questão de forma mais atraente, o mesmo fixará com mais rapidez o conteúdo (o verá duas vezes). Logo, a aprendizagem ficará mais fácil se o aluno tiver a Física ao seu dispor, onde ele estiver, numa linguagem que ele saiba interpretar e consequentemente, aplicar na sua vida.
Palavras-chave: Comunidade do orkut, Ferramenta de aprendizagem, Ensino de Física.