63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
MÉTODOS EDUCATIVOS UTILIZADOS EM ÁREAS INDÍGENAS
Samára Assunção Valles 1
Jiscilene Teixeira dos Santos 1
Flora Luciana Fernandes 1
Jocimara Maria Ramos 1
Patricia Elbes de Oliveira Leite 1
Thais Leôncio do Espírito Santo 1
1. Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho elaborado em cumprimento as exigências da disciplina de Projetos Integradores de Prática Docente I do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Mato Grosso, tem o propósito de apresentar alguns métodos educativos utilizados em áreas indígenas desde o período colonial até os nossos dias. Levando-se em conta que os índios ao longo de sua história vêm elaborando modos próprios de transmitir, avaliar e reproduzir seus conhecimentos, ou seja, eles têm sua própria pedagogia.
METODOLOGIA:
Este trabalho pautou-se na abordagem qualitativa fenomenológica e propõe à descrição, compreensão e análise sob o viés da educação indígena através do levantamento de alguns dados bibliográficos, entrevistas com professores e profissionais que atuam na área de educação indígena. Ressaltando que a mais de cinco séculos, os povos indígenas têm sido destruídos, mortos, perseguidos e marginalizados pelos “civilizados”. Apesar de existirem políticas de proteção aos índios, ainda não conseguimos tratá-los com o respeito e valor merecidos, afinal, eles foram os primeiros a viverem nessa terra. Durante todo esse tempo eles vêm perdendo sua identidade, sua cultura, seus costumes, sua história e a própria vida, pois várias foram as tribos extintas por doenças levadas pelo homem branco. Assim, a educação teve seu processo ajustado às necessidades de cada tribo.
RESULTADOS:
Existem projetos que procuram manter a cultura indígena, ensinando a língua materna e também outras matérias. São usados como métodos: uma ortografia elaborada para cada língua (português e língua indígena) baseada nos estudos lingüísticos e sócio-culturais, que incluem símbolos gráficos, a divisão de palavras, o uso da letra maiúscula e pontuação; Os textos são preparados para serem lidos na língua do índio, inclusive os livros e cartilhas de alfabetização. A educação de hoje procura ser diferenciada para que haja um equilíbrio e a língua portuguesa não seja imposta.
CONCLUSÃO:
A princípio, o objetivo era de indagar os métodos educacionais que são levados aos indígenas, mas esse tema revelou-se muito mais surpreendente do que se era imaginado. Depois deste projeto passamos a ter outra visão, sendo agora uma postura não de crítica direta aos indígenas e sim ao nosso método educacional levado a eles sem ao menos respeitar os seus próprios métodos que vinham dando certo sem nossa intervenção. Porém diante desse processo de aprendizagem, entendemos agora que o necessário é estender a educação indígena como integrador do sistema educativo. Todavia, reconhecer essa autonomia de identidade é reconhecer que o índio não tem sido respeitado como o dono de seus conhecimentos e ter sido considerado um ser incapaz perante os outros povos ainda que alguns brancos acreditam serem superiores a eles.
Palavras-chave: métodos educacionais, cultura, educação indígena.