63ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
O CORDEL - UMA FORMA GOSTOSA DE ESTIMULAR A LEITURA E A ESCRITA
Maria Luiza Silva Saraiva de Morais 1,2
1. Profa. Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Recife - PE
2. Profa. Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Camaragibe - PE
INTRODUÇÃO:
NTRODUÇÃO
Tendo em vista o grande número de crianças com dificuldades na aprendizagem da língua escrita e na prática de leitura, resolvi repensar estratégias de leitura para intervir no processo de aprendizagem. A proposta de atividades não reflete algo de mais moderno, ou novo no caminhar do educador, pois, muitos profissionais já desenvolvem trabalhos semelhantes, embora de maneira diferenciada. A pauta ressalta possibilidades de reunir elementos, ou meios que venham estimular a criatividade e aguçar o pensamento da criança, despertando-a à aquisição da leitura e da escrita.
Observei ao longo dos anos de vivências em sala de aula que era necessário intervir com novas atividades, promovendo aulas diferenciadas que pudessem trazer resultados satisfatórios e que possibilitassem nas crianças o prazer pela leitura e pela escrita, associando o lúdico e a arte no processo do desenvolvimento da leitura e da escrita, através de textos atrativos, envolvendo poesia e musica tendo como resultado o cordel, considerando a participação ativa dos alunos com conteúdos do seu dia a dia social e cultural.
METODOLOGIA:
MÉTODOS
O trabalho teve início com a pesquisa sobre o cordel e durante o desenvolvimento do tralho, foi apresentado as crianças vários folhetos para o manuseio e aproximação maior com o texto. Uma vez por semana nas rodas de conversas, era feito um diálogo com o grupo, trazendo o dia a dia do aluno, valorizando a importância da participação de todos, num processo lúdico de interação e integração, com a preocupação de anotar cada relato significativo para direcionar a construção do cordel, unindo cada elo que se desprende do pensamento criativo dos alunos.
RESULTADOS:
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O cordel despertou nas crianças o desenvolvimento da leitura e da escrita, envolvendo o lúdico e a arte, por ser um texto atrativo que envolve a poesia e a música sem perder de vista a participação ativa cultural e social do aluno. Trata-se de um texto que tem uma linguagem singela e informal. O projeto objetivou estratégias de aprendizagem, que levasse a criança a se descobrir enquanto cidadã, oferecendo possibilidades de reinventar o seu mundo, levando em conta, tanto a sua relação social e cultural, como a relação de intimidade com as letras, com a palavra, com a poesia, com a música, num recital que entra em sintonia com o prazer em busca da aprendizagem.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÃO
O objetivo final dessa proposta seria aluno recuperado de suas dificuldades de leitura e de escrita, reintegrado devidamente e nivelado em sua série original e pronto para avançar nas séries subsequentes. De acordo com as atividades vivenciadas em sala de aula após alguns meses de trabalho realizado, foi possível perceber respostas claras e satisfatórias em todo o grupo, bem como, benefícios na leitura e na escrita, houve também, melhorias consideradas favoráveis em relação ao comportamento dos alunos contribuindo para os resultados positivos, até mesmo em crianças que no início do processo apresentavam dificuldades na aprendizagem. Em vista disso percebo que os objetivos foram alcançados.
Palavras-chave: Educação, Cultura, Cordel.