63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NA GESTÃO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CALDAS – GO.
Alice Regis Dorsa 1
Sandra de Fátima Oliveira 2
1. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - UFG
2. Profa. Dra. / Orientadora - Instituto de Estudos Sócio-Ambientais - UFG
INTRODUÇÃO:
Este trabalho caracteriza-se como um projeto de iniciação cientifica desenvolvido nos oito municípios de doze que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Caldas, foi pesquisado um total de 25 escolas, sendo 18 municipais e 7 estaduais, buscando conhecer as realidades dos espaços escolares e suas práticas para subsidiar a elaboração do programa de capacitação dos (as) professores (as) e a implantação de projetos pedagógicos de Educação Ambiental (EA) nas escolas. Os municípios que estão incluídos nesta pesquisa são: Bela Vista de Goiás, Leopoldo de Bulhões, Bonfinópolis, Caldazinha, Goianápolis, Terezópolis, Senador Canedo e Silvânia. O trabalho pautou-se principalmente no levantamento das escolas, na realização de pesquisa junto aos professores (as) das escolas referente à existência dos projetos realizados e suas temáticas principalmente o ambiente local e os recursos hídricos, na pesquisa sobre as representações que os (as) professores (as) possuem sobre Meio Ambiente (MA) e na seleção das escolas que participaram da implantação do programa. A EA é um instrumento cada vez mais requisitado para a efetivação de programas que promovam sociedades sustentáveis e a responsabilidade global com extrema importância no que pauta-se a preservação da vida em todos os espaços sociais.
METODOLOGIA:
A metodologia adotada para a efetivação dos objetivos foi a quali-quantitativa dentro das modalidades: pesquisa participante, representação social e caderno de campo. Tendo como instrumentos de investigação a observação, as entrevistas e os questionários que possibilitaram articular a teoria e a prática. A primeira fase da pesquisa tratou basicamente da elaboração do diagnóstico/conhecimento da realidade local/escolas, foram realizados, ao longo da pesquisa, doze trabalhos de campo nos o oito municípios, sendo estes pautados nas seguintes atividades: catalogação das escolas municipais e estaduais; visitas e observações nas escolas; aplicação de questionários junto aos (as) professores (as) e gestores escolares; conversas e/ou entrevistas com os (as) professores (as), bem como anotações das observações; tabulação, análise e transcrição dos dados preliminares; e elaboração do programa de capacitação. Para tanto contamos com três procedimentos que aqui chamamos de momentos, todos estes foram realizados em todas as escolas envolvidas, utilizando critérios que envolvessem os (as) educadores (as) como atores principais desta pesquisa, buscando o sentimento de pertencimento de cada um respeitando suas diferenças e culturas.
RESULTADOS:
Buscamos nesta pesquisa criar um processo participativo, de uma ação entre a pesquisadora e os (as) educadores (as) do Rio Caldas, buscando o cuidado na obtenção dos resultados para construir algo comum entre eles, que é efetivamente o programa de capacitação onde as próprias reflexões sobre a importância da bacia serviu de subsidio para a elaboração do mesmo. Através dos dados em geral obtidos percebemos que neste contexto apresentado foi possível integrar tanto as representações sociais sobre MA quanto o conhecimento que os (as) entrevistados (as) possuem sobre o Rio Caldas, sabendo desta contribuição que os (as) mesmos (as) possuem em relação à sensibilização e conscientização coletiva de uma determinada comunidade, podendo auxiliar inclusive na construção de um lugar ambientalmente harmonioso, ético e com responsabilidade perante aos recursos hídricos vemos assim uma grande importância perante ações possíveis que visem a conservação dos recursos oferecidos pela bacia hidrográfica do Rio Caldas. Isto demonstra que o programa de capacitação será de grande desempenho, uma vez que tem o intuito de habilitar estes agentes para abordar a temática essencial de manutenção da vida e da diversidade natural, cultural e humana presente nos municípios.
CONCLUSÃO:
As práticas de EA na região pesquisada são relativamente recentes surgiram provavelmente nos últimos quatro anos, informação esta referente aos dados obtidos. As escolas que desenvolvem EA baseiam seus projetos relacionados ao MA principalmente nas disciplinas dos currículos e eventos comemorativos com datas previstas no calendário escolar, sendo caracterizada então como prática de EA, porem estas práticas não são asseguradas ou bem vistas pelo Ministério da Educação. Sabe-se que isto representa a principal conseqüência da não exigência de inclusão de programas interdisciplinares de cursos superiores no Brasil, refletindo diretamente em suas dinâmicas pedagógicas e na formação ambiental dos indivíduos que são essenciais na construção de conhecimento perante a sociedade. Vemos então que a EA dentro das escolas torna-se um instrumento essencial e eficaz para a construção de valores que conduzam os agentes transformadores e demais envolvidos a uma convivência harmoniosa, despertando compromissos com a qualidade ambiental e assumindo assim novos valores perante a preservação e a conservação dos recursos naturais.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Bacia Hidrográfica, Recursos Hídricos..