63ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
HISTÓRIA E MEMÓRIA NA EJA: AS AÇÕES PEDAGÓGICAS DO MOBRAL EM PATOS DE MINAS/MG (1970/1980)
Leni Rodrigues Coelho 1
1. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:
A pesquisa teve como objetivo analisar a implantação, as idéias e as práticas pedagógicas do Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), em Patos de Minas/MG, entre 1970 e 1980. O MOBRAL foi criado em 1967 no entanto, sua implantação em Patos de Minas ocorreu apenas em 1970. O Movimento foi uma das expressões político-educacionais do período da ditadura militar, e a concepção, que o informava, compreendia a educação como qualificação de mão de obra, e visava integrar a massa de analfabetos ao processo capitalista. Tal pesquisa se faz importante uma vez que preenche lacunas no vazio historiográfico, pois não tem-se conhecimento de estudos cientificas referente ao MOBRAL em Patos de Minas nesse contexto. Assim, os estudos realizados em âmbito local propiciam a compreensão histórica do fenômeno educativo, já que tem-se a oportunidade de fazer leituras mais aprofundadas acerca de suas singularidades. A partir de tais pressupostos, surgiu a necessidade de compreender e analisar as especificidades do MOBRAL em Patos de Minas, já que se estruturou como instância política e pedagógica da qual objetivava erradicar o analfabetismo. O MOBRAL tinha como meta prioritária erradicar o analfabetismo em dez anos de atuação já que o índice se encontrava elevado.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa procurou traçar o percurso histórico da atuação do MOBRAL em Patos de Minas. Para tanto, foi feito um levantamento bibliográfico, por meio do qual se estabeleceu um diálogo com o conhecimento já sistematizado no que tange à temática produzida em livros, dissertações, artigos e teses, o que contribuiu para a sistematização do trabalho. A pesquisa foi estruturada a partir da revisão bibliográfica acerca do tema: Correa (1979), Paiva (1987), Haddad (1991), Soares (1995), Beisiegel (1974) e Jannuzzi (1979), como também dos dados coletados através da História Oral (entrevistas com ex-professoras, ex-alunos e ex-supervisora de área do MOBRAL), bem como da imprensa local (Correio de Patos e Folha Diocesana), dos manuais pedagógicos, documentos oficiais (livros de atas, termos de compromisso, relatórios, folhetos) e dos anuários do IBGE de 1970 e 1980, que contribuíram na interpretação das ações do MOBRAL no município de Patos de Minas.
RESULTADOS:
A atuação prioritária do MOBRAL em relação ao problema do analfabetismo era de eliminá-lo no decorrer da década de 1970, e que seus esforços estariam concentrados na faixa dos 15 aos 35 anos de idade, uma vez que esta faixa etária representava grande parcela da população ativa no país. Diante disso, seria necessário preparar urgentemente o indivíduos para o mercado de trabalho, já que o país passava por um momento de crescimento econômico e intensa urbanização. Todavia, percebe-se que o MOBRAL em Patos de Minas não conseguiu seduzir a população mais jovens uma vez que a maioria dos alunos do MOBRAL pertenciam a faixa etária acima dos 30 anos. O MOBRAL foi um projeto de caráter ideológico-político, embora pretendesse ser alfabetizador. Nesse sentido, pouco privilegiou os interesses democráticos em favor de uma parcela significativa, a dos analfabetos. O MOBRAL em Patos de Minas não alcançou o objetivo central o de erradicar o analfabetismo de adolescentes e adultos até 1980, pois os dados do IBGE mostram que em 1980 ainda havia cerca de 23,7% de homens e 25,8% de mulheres sem escolaridade, índice considerado elevado diante do discurso desenvolvido no decorrer da década de 1970 por este movimento.
CONCLUSÃO:
Ao analisar os dados de 1970 a 1980 do IBGE, acerca do analfabetismo em Patos de Minas, verificou-se que em 1970, de um total populacional de 64.626 pessoas constatou-se que havia cerca de 24.214 pessoas sem instrução, o equivalente, em termos percentuais, a 35% de homens e 40% de mulheres. Em 1980, de um total de 75.992 pessoas havia 18.843 sem escolarização, o que significa um índice de 24% de homens e 26% de mulheres desprovidos de alfabetização. Embora o MOBRAL tenha diminuído o índice do analfabetismo em Patos de Minas, nota-se que foram desenvolvidas ações muito mais de cunho ideológico do que educacional, uma vez que sua proposta era de erradicar a chaga do analfabetismo presente no país, já que era considerada a causa de impedimento para o desenvolvimento, como também era visto como motivo de vergonha nacional diante de agências internacionais, principalmente da UNESCO. Acredita-se que sua falha se deu na tentativa de alterar as reais condições dos alunos, pois percebeu-se, através da documentação analisada, que não houve mudanças no que tange ao âmbito social, econômico e profissional da população. Não parece ter havido também aumento nas taxas da força de trabalho, redução no desemprego, ou aumento na renda pessoal, que estejam atribuídos ao programa do MOBRAL.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização, MOBRAL.