62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ÁGUA E LIXO: UMA MISTURA QUE NÃO COMBINA!
Betania Ribeiro da Silva 2, 1
Maria da Conceição Bezerra 4, 3
Elizabeth Maria da Silva 3
1. Secretaria de Educação do Paulista
2. Secretaria de Educação de Olinda
3. Secretaria de Educação da cidade de Recife
4. Secretaria de Educação de Camaragibe
INTRODUÇÃO:

O homem é por natureza um ser extremamente ativo que está sempre criando novas necessidades. É justamente na busca incontrolada pela satisfação dessas necessidades que ele age sobre o meio que o cerca, intervindo e destruindo a natureza sem o conhecimento das implicações que isso trará para a vida no planeta. Partindo desse pressuposto decidimos realizar um projeto para conscientizar os alunos sobre as causas e consequências da poluição e desperdício da água. Sabemos que hoje esse é um dos grandes problemas da humanidade, pois mananciais importantes tem sido contaminados pelos mais diversos tipos de poluentes, alguns extremamente tóxicos para os seres vivos. Para tanto valorizando a participação ativa do aluno no processo de aprendizado, os objetivos preponderantemente informativos deram lugar também a objetivos formativos, e as atividades práticas passaram a representar importante elemento para a compreensão ativa de conceitos. Dar condições para o educando identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipótese, testá-las, confirmá-las ou não, foram fundamentais para que eles desenvolvessem uma consciência crítica a respeito da importância da água em nossas vidas.

METODOLOGIA:

Para alcançarmos nossos objetivos realizamos uma sequência de atividades didáticas. Iniciamos com uma visita a um rio que passa pela comunidade, em que pudemos observar que o mesmo havia se transformado em um grande depósito de lixo. Em seguida realizamos uma sondagem para sabermos se havia racionamento de água no bairro. Essa pesquisa nos subsidiou a investigar quais as causas desse racionamento. Visitamos uma estação de tratamento de água em que constatamos o processo e o custo que essas empresas têm para levar a água tratada a todas as casas. Essa pesquisa serviu de preliminar aos nossos propósitos, pois nosso objetivo era a exploração e subseqüente apresentação e discussão da poluição das águas. Após as discussões os alunos foram levados a ilustrar e produzir panfletos em grupo sobre o cuidado que devemos ter com o lixo e desperdício da água. A sistematização da experiência se materializou em uma caminhada ecológica com a participação de toda a comunidade escolar.

RESULTADOS:

Constatou-se que ao colocar os educandos diante de situações motivadoras, fazendo intervenções que os levem a refletir, chegamos a resultados bastante positivos. A opção de valorizar e explorar temas que fossem do cotidiano dos alunos foi fundamental para que eles se sentissem parte integrante do processo de ensino - aprendizagem. Percebemos que ao desenvolver atividades reais e significativas, permitimos aos alunos perguntar, verificar e avançar em suas hipóteses com autonomia, o que contribui para a construção das competências e habilidades previstas para o ciclo de aprendizagem.

CONCLUSÃO:

Considerando a importância de desenvolver nos alunos a necessidade de um compromisso de responsabilidades global, bem como as aplicações e impactos desses conhecimentos na vida social do educando, acreditamos na necessidade de ampliação das estratégias didáticas como também do estimulo de situações reais e significativas. Este trabalho foi de grande relevância para todos que participaram, pois mobilizou a comunidade escolar no sentido de torná-los multiplicadores dos conhecimentos inerentes aos cuidados com o lixo e com nossos mananciais,  como também na apropriação de conceitos e comportamentos favoráveis à promoção da qualidade de vida em nosso planeta

Palavras-chave: água, lixo, desperdício .